Dia da Família une a comunidade escolar no CEI de Vila Santana
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Os alunos do Centro de Educação Infantil “Marina Grohmann” (CEI 02), na Vila Santana, participam de uma atividade diferente e que visa despertar nas crianças para a importância da documentação histórica. Durante as atividades pedagógicas, os pequeninos estão reunindo os mais diferentes materiais que registram o cotidiano deles hoje (2015), para que possam depositá-los numa “capsula do tempo” que será enterrada no dia 15 de agosto, dia do aniversário da cidade, para serem abertas no mesmo dia do ano 2020.
De acordo com a diretora da unidade, Sueli Ruiz dos Santos, o projeto Capsula do Tempo também integra outras atividades, como o “Dia da Família” – que acontecerá no dia 14/08, véspera do aniversário da cidade – oportunidade na qual a escola será aberta a toda comunidade, num dia inteiro dedicado à confraternização entre educadores, alunos, pais e comunidades, tudo regado a muita brincadeira e barracas de comidas. O objetivo é despertar nos alunos a importância do que está acontecendo hoje e que poderá ser visto no futuro. No sábado (15), aniversário de Sorocaba, as capsulas serão enterradas nas dependências do Centro de Educação.
O Dia da Família promete uma série de atividades envolvendo alunos, educadores e principalmente a comunidade escolar. Painéis dispostos nos espaços internos trarão fotos de ex-alunos da escola – a maioria pais e mães de crianças que frequentam a unidade escolar hoje – mostrando, assim, a importância da memória na vida das pessoas.
Sueli Ruiz explica que o projeto “Capsulas do Tempo”, idealizado pela professora Mirtes Claudino de Oliveira, nasceu da conversa com os alunos e a curiosidade deles em saber como era a escola no passado. “Queriam saber, por exemplo, o que havia no espaço onde hoje estão os aparelhos recreativos”, conta.
Segundo a diretora, as crianças questionaram também, se havia ali uma cápsula do tempo e se poderiam fazer uma para ser colocada na escola, fundada há quase meio século. “A sugestão foi submetida à equipe gestora do Centro de Educação Infantil que não só aprovou, como apoiou integralmente a iniciativa. Assim, os alunos empolgados começaram a dar sugestões”. Afirma ela.
De acordo com Sueli Ruiz, o principal objetivo é o de envolver e despertar no aluno a importância sobre a histórica, que tudo que está acontecendo hoje poderá ser visto amanhã. “Queremos demonstrar que a história pode trazer mudanças ou permanências de atitudes e costumes, refletir sobre planos, sonhos e objetivos para a escola que estudam e o que gostariam que a escola tivesse no futuro que hoje não tem”, diz.
A iniciativa visa também estimular a criança a refletir sobre atitudes que estamos tendo hoje em relação ao meio ambiente e que podem mudar pra melhor nosso planeta. Assim, os alunos foram instigados a colocar em papéis e cartas o que desejam para a abertura da cápsula do tempo, assim como objetos, fotos da escola, turma e funcionários para que sejam vistos pelos futuros alunos daqui alguns anos.
Para reunir todo o material que será colocado nas capsulas, os alunos tiveram que cumprir alguns procedimentos didáticos, tais como: tempestade de ideias, desenhos, texto coletivo, pesquisas, cartas, fotografias, livros, objetos que são utilizados nas atividades diárias, histórias, desenhos sobre o assunto, caça-palavras, cruzadinhas, resolução de problemas e colagens.
Tags:CEI, Dia da Família, Educação, Educação Infantil
