A estimativa da SES é a de que 6 toneladas de inseríveis foram recolhidos nos bairros Jardim Monterrey, Cajuru do Sul, Paineiras e Sol nascente
O terceiro Dia “D” de Combate ao Aedes aegypti foi realizado, neste sábado (13), em bairros de Sorocaba com base no maior número de casos suspeitos e confirmados de pessoas infectadas com mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação educativa e de carácter preventivo foi deflagrada no Jardim Sol Nascente/Jardim Monterrey, Paineiras e Cajuru, além da Vila Hortência, que recebeu orientação.
A Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) acredita que 3 mil residências chegaram a ser vistoriadas entre as 8h e 14h. Dados preliminares do trabalho indicam que foram recolhidas aproximadamente seis toneladas de inseríveis nas localidades. Todo material será encaminhado ao aterro de inertes, que fará o trabalho de pesagem.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu as autoridades envolvidas na ação que envolveu, além de organismos locais, como a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal (GCM) e as secretarias municipais, o Exército, a Marinha, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e o Corpo de Bombeiros. Para ele é de extrema importância esse trabalho de conscientização e de atenção da população para um problema que se agrava quando da omissão da comunidade e dos órgãos competentes. “No começo a preocupação era com o Aedes aegypti, que transmitia a dengue, depois a chikungunya e agora com a questão da Zica. Isso, realmente, traz uma situação de extrema preocupação, se nós não tomarmos frente disso poderemos ter uma geração de brasileirinhos futuramente pagando o preço”, declarou Pannunzio em coletiva a imprensa.
Segundo a diretora regional da Sucen, Sueli Yasumaro Dias, mais de 30 municípios paulistas participaram deste movimento intersetorial envolvendo vários parceiros. “A intenção é diminuir a infecção na região e em todo o estado de São Paulo”, disse.
Já o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, garantiu que o trabalho de combate ao mosquito da dengue é uma prioridade do governo federal.
A ação do Dia D – o terceiro realizado em Sorocaba, mas o primeiro em conjunto com outros setores, vistoriou residências do Jardim Monterrey e onde o prefeito foi convidado pela auxiliar de limpeza, Esmeralda Luz da Cruz, 59 anos, a conhecer seu cuidado com a casa onde mora. Mostrando o trabalho de prevenção que faz no seu imóvel, contou ao prefeito que teve o vírus da dengue a um ano e sofreu muito com a doença. “Não desejo para ninguém tudo que passei, foi horrível, por isso pode olhar a minha casa. Tomo todas as precauções possíveis para não dar chance ao mosquito”, declarou.
A mobilização contou com cerca de 40 soldados do Exército, 30 policiais militares, bombeiros, 20 agentes da Sucen, 30 profissionais da Divisão de Zoonoses da SES e teve o apoio da Defesa Civil e GCM, além fiscais da Secretaria da Fazenda que percorreram as ruas para identificar imóveis sujos e notificar os proprietários.