Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/dia-d-contra-o-mosquito-aedes-sera-realizado-em-25-pontos-da-cidade/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h41

Dia “D” contra o mosquito Aedes será realizado em 25 pontos da cidade

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio lançou na tarde desta quinta-feira (10) a nova edição do chamado Dia “D”, ação que tem enfoque no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. Em evento no Salão de Vidro da Prefeitura, Pannunzio anunciou uma maciça campanha para orientar a população quanto à necessidade de evitar a proliferação do mosquito no próximo dia 19 de dezembro, ocupando pelo menos 25 pontos estratégicos da cidade. Todos os servidores municipais foram convidados a participar.

“Temos capacidade de mobilização. Vamos fazer a nossa parte e que esta campanha não se limite apenas ao município (…) se agirmos com eficácia podemos minimizar, e muito, a infestação do mosquito em nossa cidade”, destacou o prefeito, alertando, inclusive, sobre o papel importante da sociedade de manter permanentemente o alerta contra o Aedes.

No Dia “D”, os servidores municipais irão às ruas acompanhados de integrantes de clubes de serviços, entidades, ONGs, estudantes, igrejas e outros grupos organizados que queiram aderir à iniciativa. Haverá 100 mil folhetos informativos para distribuição aos munícipes, contendo dicas para evitar e acabar com o Aedes. “Para acabar com a dengue e evitar essas outras doenças associadas a ele, só mesmo acabando com o mosquito. Esse será o enfoque da campanha, que terá caráter educativo”, enfatiza o secretário da Saúde, Francisco Fernandes.

A definição de pontos de abordagem durante a campanha foi definida pela Urbes – Trânsito e Transportes. Entretanto, há possibilidade de que o número de locais seja ampliado, dependendo da adesão, adianta o coordenador de regionais da SES, Fábio Venning. “Os líderes de cada grupo sairão do Paço a partir das 8h, e os demais integrantes das equipes irão direto para os locais pré-determinados. A dengue não tem idade ou condição social é um problema de todos nós e cada um precisa fazer a sua parte, não apenas o poder público”, ressalta.

O Dia “D” também vai abranger uma ação de conscientização dos pacientes e de quem procurar por atendimento em oito hospitais de Sorocaba. “Será um trabalho interno, dentro de cada hospital, com orientações para acabar com os criadouros do mosquito. É preciso acabar com o mosquito para diminuir a chance de Sorocaba ter que enfrentar uma nova epidemia em 2016”, complementa o secretário da Saúde.

 

Mais agentes

Durante o lançamento do Dia “D”, Pannunzio anunciou a contratação emergencial de 90 agentes de combate a endemias. “Não vamos esperar a seleção e posterior contratação daqueles que estão previstos em concurso público. Precisamos de uma reforço para agora”, pontuou. Isso porque, a Secretaria de Administração (Sead) publica, na edição desta sexta-feira (11) do Jornal “Município de Sorocaba”, o edital de abertura de processo seletivo para a contratação de outros 120 agentes.

Durante o lançamento do Dia “D”, o diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Reinoso, aproveitou para explicar e dar exemplos ao público presente de medidas de prevenção que devem ser feitas no dia a dia. “A vistoria do imóvel deve ser feita semanalmente porque é de sete dias o ciclo do mosquito, desde que ele nasce, põe ovos e estes eclodem. Vale lembrar que o ovo dura até uma semana não sem água.”

Quanto à suspeita de um caso de microcefalia possivelmente associado à zika e identificado em Sorocaba envolvendo uma paciente na 13ª semana de gravidez, Pannunzio acredita que o fato serve ainda mais para chamar a atenção e estimular a adesão de todos quanto à necessidade da prevenção. O prefeito lembrou que no século passado o Brasil já enfrentou e venceu epidemias, como a da febre amarela, que matou milhares. “Houve um esforço nacional. O Brasil já mostrou que com esforço nacional é possível fazer frente aos desafios. Mas cada um tem que fazer a sua parte. Sorocaba está fazendo a sua parte”.