Neste sábado (2), às 20h, o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) receberá a obra “Híbridos”, um desfile de moda contemporâneo que vai narrar os 50 anos de migração nordestina para o sudeste brasileiro. A entrada será 1 litro de leite, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).
O evento cultural é realizado pela agência ID models em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com apoio do Centro Cultural de Tradições Nordestinas (CCTN) de Sorocaba, que deu consultoria para a realização da obra.
O desfile contemporâneo cruza linguagens artísticas na busca por novos formatos de performances, discutindo temas de cunho cultural e social, fazendo da moda uma plataforma de transformação e expressão para dezenas de crianças e jovens. A proposta é ilustrar através de um desfile de moda toda a contribuição da tradição nordestina na construção da cultura paulista, representada por uma geração hibrida, resultado da fusão destes dois povos, interligados nas necessidades de sobrevivência e desenvolvimento.
Participam da performance crianças e jovens do Projeto ModelArts, que realizaram através de oficinas um laboratório especifico para a pesquisa e o desenvolvimento de novas linguagens para modelos do cenário contemporâneo, ilustrando no segmento artístico uma importante e potente ferramenta para se produzir arte através de temáticas culturais que enriquecem a atuação do(a) modelo na sociedade moderna.
A produção conta a trajetória migratória dos nordestinos para o sudeste do Brasil. Nessa migração os personagens passam por desafios e fortes mudanças, inclusive nas suas expressões culturais e tradicionais que vão sendo aos poucos apagadas e substituídas pelo cinza de São Paulo.
Durante a performance são trabalhados temas intensos ligados à questão do nordestino e seu cotidiano, passando pela sua rica cultura desde literatura de cordel, danças típicas e geografia até́ seus maiores desafios como a seca e a fome. A proposta visa expor o genocídio cultural que foi sendo efetuado nas últimas décadas para com uma tradição tão rica e intensa como a nordestina, além de se debater assuntos como a xenofobia e o preconceito.
Os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência do espetáculo, na bilheteria do próprio teatro. O TMTV está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.
Muito mais por Sorocaba!