Desenhista de Sorocaba é premiado no Mapa Cultural

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O desenhista Marcos Schmidt, de Sorocaba, foi premiado em primeiro lugar na fase estadual do Mapa Cultural Paulista 2015/2016, com três obras na categoria Desenho de Humor. Após a premiação, os cartuns do artista permaneceram em exposição de 6 a 27 de agosto na Galeria Marta Traba, localizada no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), junto com trabalhos produzidos por outros 77 artistas do estado de São Paulo.

“Estou muito feliz com este prêmio. É uma honra ficar em primeiro lugar depois de anos participando, um momento muito especial”, destacou Marcos, que participa do Mapa Cultural Paulista desde 1998 e, em 2002, ficou em quarto lugar.

Nesta última fase do Mapa Cultural Paulista, o desenhista concorreu em sua categoria com outros 15 artistas de Suzano, Sumaré, Caraguatatuba, Rubinéia, Presidente Epitácio, Canitar, Santana de Parnaíba, Pederneiras, Jaguariúna, Monte Alto, Ourinhos, Andradina, Francisco Morato, Jaú e Avaré.

Utilizando técnica mista de lápis de cor sobre papel, os cartuns de Marcos Schmidt retratam o mesmo tema: a crítica contra o uso exagerado da tecnologia – mais especificamente ao uso do celular – e a banalização da vida.

Além de um troféu, a circulação da produção dos artistas vencedores do Mapa Cultural Paulista das áreas de Literatura, Vídeo e Artes Visuais acontece por meio da publicação e divulgação dos seguintes produtos culturais: antologia, catálogo, CDs e DVDs, elaborados pela Abaçaí Cultura e Arte. Estes são distribuídos aos artistas selecionados, bem como aos equipamentos públicos no maior número de municípios do estado de São Paulo.

Sobre o desenhista

Natural de Registro, Marcos Schmidt mora há mais de dois anos em Sorocaba. Autodidata, sua história no mundo artístico começou bem cedo, quando, aos seis anos de idade, ele ganhou um prêmio nacional sobre saúde bucal, promovido pelo Ministério da Saúde. “Foi na escola onde estudava. Fiz um quadrinho e acabei ficando em primeiro lugar. Daí em diante não parei mais”, contou o desenhista.

Estudante de Engenharia Mecânica na Faculdade Pitágoras, Marcos participou de mostras internacionais no Chile e na Argentina, além do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e outros eventos artísticos no Paraná e no Rio de Janeiro.

 

Sobre o Mapa Cultural Paulista

Iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, o Mapa Cultural Paulista é realizado pela Abaçaí Cultura e Arte com o objetivo de identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.

São sete expressões artísticas e suas respectivas categorias: Artes Visuais, que compreende Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia; Literatura, em Conto, Poema e Crônica; Música Instrumental nas categorias Solista e Conjunto; além de Teatro, Vídeo, Canto Coral e Dança.

 

Tags:,