Terceira edição do “Apareça e Cresça” colaborou para que empreendedores sorocabanos conhecessem perspectivas de mercado
Cerca de quinhentas pessoas tiraram a tarde do último sábado (29) para aprender um pouco mais sobre os caminhos que justificam a formalização de empreendedores. Entre às 14h e 18h, pessoas dos mais variados setores da produção, de serviços e do comércio participaram da terceira edição do programa “Apareça e Cresça”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).
Totalmente gratuito, o evento promoveu orientação acerca de microcrédito em instituições financeiras como o Bando do Povo, além do Banco Pérola, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal; atendeu os interessados em esclarecer assuntos contábeis e contou com a participação de universidades e entidades classistas que ministraram palestras cujo enfoque versava sobre a importância do desenvolvimento do próprio negócio.
Mas foi a estrela do dia, o consultor e palestrante Dill Casella quem garantiu momentos de diversão e entusiasmo com uma abordagem muito descontraída do tema: “Gestão em Tempos de Crise”. Antes dele, porém, ressaltando que é na atual conjuntura que o empreendedor deve buscar as oportunidades de crescimento, o titular da Sedet, Geraldo Almeida, ao abrir o “Apareça e Cresça”, arrancou gargalhadas da plateia ao imitar o personagem Hardy – a hiena do desenho animado “Lippy e Hardy”, um clássico da Hanna Barbera, da década de 70, que era o estereotipo do pessimismo “Temos que parar de lamentar e entender que somos nós a construir nosso sucesso”, disse o secretário para perguntar quem se lembrava da fala “oh céus, oh vida, oh azar. Isso não vai dar certo”.
Criado com o intuito de oportunizar a formalização junto aqueles que ainda não o fizeram, o “Apareça e Cresça” é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários (Sebrae-SP), Associação Comercial de Sorocaba, Inova, Parque Tecnológico, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entidades do setor Contábil e universidades.
A expectativa é que, por meio do evento, um grande número de micros e pequenos empreendedores ainda na informalidade possa regularizar sua condição, passando a gozar de benefícios como a proteção previdenciária ou, ainda, o enquadramento em regime tributário diferenciado e simplificado.