Depois da Uniten, alunos prosseguem aprendizado na fábrica

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Um grupo de 22 ex-alunos do Curso de Operador Industrial, promovido pela Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), conclui nesta sexta-feira (18) um curso de extensão realizado na Tecsis. Em novembro eles encerraram a etapa inicial do curso de 80 horas na sala de aula. Com base nas notas obtidas, parte dos formandos foi selecionada para aprender um pouco mais na empresa, e o que é melhor, praticando.

Com esses, são 79 ex-alunos que concluíram a primeira etapa do curso na Uniten e foram selecionados pela empresa para prosseguirem com o treinamento na fábrica. Após a conclusão do curso, que tem 20 horas de duração divididas em cinco dias, há possibilidade de os participantes serem recrutados para processo seletivo.

Atualmente, 14 dos alunos que concluíram o curso na empresa estão passando por processo seletivo, sendo que um foi contratado há cerca de um mês. Nesta quinta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, visitou a Tecsis, acompanhando parte do treinamento dos ex-alunos da Uniten. “Esta é uma grande oportunidade de conhecer um pouco do processo produtivo em uma grande empresa”, destacou.

Morador do Jardim Maria Eugênia, Esmerando Machado é um dos 22 ex-alunos que recebem treinamento na Tecsis. Conta que decidiu fazer o curso da Uniten na tentativa de ampliar as chances de voltar ao mercado de trabalho. “O curso foi muito bom, aprendi muitas coisas interessantes e quando a Tecsis me chamou para o treinamento aqui, não pensei duas vezes”, contou.

Recebido pelo presidente da empresa, Marcelo Soares, o secretário Geraldo Almeida agradeceu pela parceria que abre novas perspectivas para os alunos da Uniten. “É muito importante isso. Independente de o aluno ser contratado ou não pela empresa, o fato de poder vivenciar essa experiência enriquece o conhecimento e suas chances de colocação. Esperamos que mais empresas de Sorocaba sigam esse exemplo”, disse.

Já o presidente da Tecsis, frisou que a parceria é interessante porque a qualidade do produto que fabrica depende muito da mão de obra. Por isso a pré-capacitação que os alunos fazem na Uniten ajuda no processo de treinamento na fábrica.
Conforme destacou Patrick Bueno, instrutor da Tecsis, o projeto ainda está em fase piloto, mas a intenção da empresa é absorver as pessoas qualificadas após o treinamento. Durante as 20 horas de treinamento, assistem à apresentação sobre o cenário da energia eólica e com foco no processo industrial de compósitos, com explanação das etapas do processo de fabricação de pá eólica, incluindo demonstração prática.

Tags:,