Definidos primeiros condutores da tocha olímpica em Sorocaba
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
Os primeiros nove selecionados para a condução da tocha olímpica em Sorocaba foram definidos na manhã desta segunda-feira (16). A informação é da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMES), que coordena o revezamento do símbolo esportivo durante a passagem pela cidade.
Representando o espírito olímpico, Ricardo Perez (bicicross), Soraya Telles (atletismo), Fabiana dos Santos (bobsled), Ademir de Barros (futebol), Rita de Oliveira (basquete), Toniquinho Fonseca (atletismo), Elisabeth Bertolini (atleta paralímpica) e as irmãs Vânia e Vanira (basquete) foram escolhidos, todos ligados ao esporte sorocabano, com passagens relevantes na história das respectivas modalidades que praticaram ao longo de suas carreiras.
No total, 62 condutores vão exibir a tocha olímpica pelas ruas de Sorocaba. Não necessariamente ligados ao esporte, os escolhidos vão percorrer um trajeto de aproximadamente doze quilômetros, entre locais que envolvem grande concentração de pessoas e pontos turísticos. O artefato passará pelo município no dia 17 de julho, sendo o 76º do evento em solo brasileiro.
O jogador de futebol Ademir de Barros, o Paraná, tem seu nome entre os que farão o revezamento. Formado em administração de empresas e educação física após a carreira esportiva, fez história nos gramados passando por clubes como o São Bento e São Paulo, onde foi campeão paulista em 1970 e 1971. Sua trajetória, inclusive, o colocou na seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo na Inglaterra, em 1966, atuando ao lado de Pelé, Djalma Santos, Jairzinho e Tostão.
De acordo com o atleta, participar do revezamento em Sorocaba será marcante, evento o qual está aguardando com muita expectativa. “Fico muito contente e agradecido pela indicação. Mas agradeço, principalmente, ao Otto Wey Neto. No passado, foi ele quem inscreveu meu time para jogar o campeonato infantil do SESI. Agora, quanto a essa nova emoção, não dá nem para descrever. Estes são os primeiros Jogos no Brasil e ser convidado para carregar a tocha olímpica é uma grande honra”, diz.
Seguindo uma tradição que remete à Grécia antiga, o acendimento da chama olímpica marca o início das competições e é o símbolo mais importante dos Jogos, representando a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento, até chegar à pira, na cerimônia de abertura. Sua condução é vista, por muitos atletas, como uma das maiores honras no esporte.
Entre os principais atributos de inovação da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade – de acordo com os criadores – como a diversidade harmônica, a energia contagiante e a natureza exuberante.
Faltando exatos 81 dias para o início das Olimpíadas no Brasil, a tocha olímpica “descansa”, nesta segunda-feira, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Estado do Espírito Santo. Na terça-feira, a chama pega estrada rumo à cidade de Guarapari (ES).
Primeiras partidas
A capital federal, Brasília, será a primeira cidade a receber duelos das Olimpíadas. Dando início ao torneio de futebol, as duas primeiras partidas serão disputadas no Estádio Nacional Mané Garrincha, dia 4 de agosto, um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos. Iraque e Dinamarca jogarão às 13h, enquanto o craque Neymar comandará a seleção brasileira contra a África do Sul, em confronto marcado para 16h.
Tags:condutores da tocha olímpica, Esporte
