Definida data de estreia da LSB no NBB
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
A organização do Novo Basquete Brasil (NBB) divulgou, nesta segunda-feira (12), a tabela com todas as datas das partidas do primeiro e segundo turnos da competição. A Liga Sorocabana de Basquete (LSB) sabe, agora, que a estreia será em 10 de novembro, uma quinta-feira, às 20h, contra o Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Professor Hugo Ramos, fora de casa.
Ao que tudo indica, a LSB, que representa Sorocaba, não terá vida fácil diante do adversário da primeira rodada. Isso porque o Mogi das Cruzes é o atual líder do Campeonato Paulista, com 26 pontos (12 vitórias em 14 partidas). A competição também é disputada pelo time sorocabano que, por sua vez, a três rodadas do fim da primeira fase está fora da zona dos playoffs, em nono lugar, com 17 pontos e apenas três vitórias em 14 jogos.
Pelo estadual as duas equipes se enfrentaram na quinta rodada do primeiro turno. Resultado: vitória dos comandados do técnico Guerrinha por 79 a 58. A LSB e o Mogi voltam a medir forças pelo Paulista em 22 de setembro, quando os sorocabanos recebem o adversário às 20h, no Ginásio Municipal Gualberto Moreira.
Abertura do NBB
A partida que abre os trabalhos do NBB 2016-2017 será no dia 5 de novembro, um sábado, às 14h, com o duelo entre Flamengo e Bauru Basket, no Ginásio Panela de Pressão, local em que o time do interior paulista manda suas partidas.
Esta será a segunda temporada consecutiva na qual as equipes inauguram a competição, já que o jogo inicial sempre corresponde à última decisão. Na edição 2015/2016 o time carioca derrotou os paulistas na final, disputada em uma melhor de cinco jogos, por 3 a 2, e conquistou seu quinto título, o terceiro seguido.
Para a atual edição do NBB os times vão jogar entre si em turno e returno na fase de classificação. Os 12 melhores colocados, então, avançam aos playoffs. As duas piores equipes da primeira fase caem automaticamente para a Liga Ouro. Na “segunda divisão” do basquete, a exemplo do que já ocorria em anos anteriores, somente o campeão subirá à “primeira divisão”. O NBB 2017-2018, portanto, terá 15 times.
