Defesa Civil registra ocorrências da forte chuva no final de semana
Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br
A forte chuva da madrugada do último domingo (21), teve várias ocorrências registradas pela Defesa Civil de Sorocaba, entre elas, o aumento do nível de córregos nos bairros Jardim Nova Esperança, Mineirão, Jardim Hungarês e Vitória Régia II e enxurradas no Condomínio Villaggio Pitangueiras, localizado no Jardim Maria Elvira, no bairro Jacutinga, ocasionando alagamento em algumas residências. Não houve vítimas e nem desabrigados.
O trabalho da Defesa ainda registrou erosão da margem do córrego na rua Joaquim de Almeida Rosa, no Jardim Santa Luíza, rua Plinio Serafim, onde foi interditada a passarela no Jardim Flamboyant, além de duas residências que foram interditadas na rua Serafim Banieti, no Recreio dos Sorocabanos. Na rua Benedito Prestes de Oliveira, no Jardim São Camilo os moradores receberam orientações. Por volta das 11h desta segunda-feira (22), a via continuava interditada. Segundo a Defesa Civil não há prazo para liberação das casas; uma das famílias se alojou com familiares, enquanto os outros moradores seriam auxiliados pelo dono do imóvel, que é alugado. Um vazamento de esgoto, também foi registrado na rua Hermelino Matarazzo, na Vila Santana.
A Estrada do Dinorah e a Avenida XV de Agosto ficaram alagadas, além delas as três ruas localizadas no Parque Vitoria Régia III – Heitor Ferreira Prestes, Osório Antônio de Lima e Victorio Scabia -, também sofreram as consequências do temporal. O local que teve problema com escoamento de águas pluviais foi o condomínio do Jardim São Camilo, onde uma propriedade particular foi invadida, mas sem prejuízo aos moradores.
Segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuva nos últimos três dias ficou em 88mm. Das ocorrências, apenas uma teve perdas materiais e outras duas perdas estruturais. A Defesa Civil fez entrega de cestas básicas, cobertores, colchões e rolo de lona.
Foram registradas quedas de muro na Alameda do Horto, na Avenida Governador Mario Covas, na Vila Barão, na rua Pedro Moreira Cesar, no Nova Sorocaba. O temporal ainda ocasionou queda de árvores no Parque São Bento e na Vila Angélica.
Os atendimentos realizados contaram com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Secretaria de Serviços Públicos (Serp), Urbes Trânsito e Transportes e dos voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudecs)
Tags:Defesa Civil, Governo
