“Desastre no Brasil – o desafio da prevenção em ações de Defesa Civil”. Esse foi o tema da palestra apresentada por Davi Dutra, da Defesa Civil Municipal, na manhã desta quinta-feira (16), abrindo a participação da Prefeitura de Sorocaba na V Semana de Engenharia da Universidade de Sorocaba (Uniso), no campus Raposo da instituição de ensino.
Durante sua palestra, Davi Dutra apresentou aos estudantes e professores presentes diversas informações relacionadas ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil em Sorocaba, incluindo o histórico do seu surgimento na cidade, balanço e explanação das diversas ações já realizadas e o mapeamento de riscos do município.
De acordo com o professor e engenheiro da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), Mário Killian, “a aproximação da Defesa Civil com os estudantes de engenharia é fundamental, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de trabalhos voltados a esse tema, que possibilitem o surgimento de novos processos que auxiliem nas ações de campo”.
Por sua vez, a engenheira Cibeli Nieri, coordenadora do curso de engenharia civil da Uniso, aprovou a iniciativa da administração municipal, e colocou a universidade à disposição para futuros eventos como esse, que contribuam com o objetivo de produção e divulgação de trabalhos acadêmicos voltados ao tema desastres naturais “e assim promover o desenvolvimento das comunidades na prevenção dos mesmos”.
A participação da Prefeitura de Sorocaba no evento continua na noite desta quinta-feira (16), às 19h, com a apresentação da palestra “Aprovação de projetos na Prefeitura”, pelo arquiteto André Dias, da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), que detalhará aos alunos de engenharia da Uniso todos os trâmites que devem ser obedecidos numa situação que em breve estarão enfrentando, quando se tornarem profissionais.
Concluindo as intervenções da administração municipal na V Semana de Engenharia da Uniso, nesta sexta-feira (17), às 19h, ocorre a palestra “Perícias e avaliações”, a ser ministrada pelo engenheiro José Alberto Corazza, também da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), abordando a carreira de perito em engenharia e o seu campo de atuação, incluindo vistorias e laudos periciais.