A forte chuva que caiu em Sorocaba na noite do sábado (28), atingindo um índice pluviométrico de 50,5mm, exigiu atuação da Defesa Civil. Os atendimentos à população começaram com o registro de quatro inundações por enxurrada nos bairros Paineiras e Parque das Laranjeiras, Zona Norte da cidade.
Três ocorrências foram registrada na rua José Rodrigues Claro, em casas vizinhas. Uma foi atendida na Avenida Ulisses Guimarães. Todas as famílias receberam colchões, cobertores e cestas básicas por conta das perdas materiais.
A atenção aos moradores continuou pela manhã do domingo (29). A Defesa Civil atendeu a um destelhamento em residência na Rua Humberto Sampaio de Souza, no bairro Nova Esperança, onde os moradores receberam cinco metros de lona para cobertura.
Ainda na manhã do domingo (29) houve o desmoronamento de talude na Avenida Armando Pannunzio, por conta de escavação irregular numa obra existente no local. Um trabalhador ficou parcialmente soterrado e teve de ser atendido pelo Corpo de Bombeiros. Não houve comprometimento do prédio, mas os responsáveis deverão apresentar o projeto da obra e providenciar a contenção da área para resolver o problema. Parte da pista centro/bairro foi interditada como medida de segurança.
Além da Defesa Civil, atuaram no atendimento da população a Guarda Civil Municipal (GCM), agentes da Urbes -Trânsito e Transportes, e o Corpo de Bombeiros de Sorocaba.