Iniciativa será apresentada em reunião na segunda-feira (6). Proposta é orientar professores e alunos da rede municipal sobre como se prevenir de ocorrências relativas a estiagem, enchentes e tempestades
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Defesa Civil e em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), realiza na segunda-feira (06) uma reunião para apresentar aos professores da Escola Municipal “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”, no Parque Vitória Régia, o projeto “Defesa Civil nas Escolas”. O encontro marcará o lançamento desse trabalho preventivo e educativo, pelo qual serão tratados assuntos relativos à proteção em enchentes, chuvas e tempestades, além de problemas causados em períodos de estiagem.
A reunião ocorrerá das 17h45 às 19h15 e o projeto tem por objetivo orientar os professores e alunos, principalmente, no que diz respeito aos cuidados com os raios, que podem ser fatais. Porém, tendo informação quanto à situação, os riscos podem ser minimizados, aponta o assistente social da Defesa Civil, José Aparecido Batista Júnior.
As enchentes são algumas das preocupações, pois podem causar desastres e transmissão de doenças pela água contaminada. Na época de estiagem, o calor extremo e a baixa umidade relativa do ar contribuem para o aumento da quantidade de incêndio em terrenos abandonados e em vegetações, o que tende a causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população.
O assistente social da Defesa Civil reitera que os desastres nem sempre são evitados, mas os seus efeitos podem ser minimizados com medidas preventivas. “Com tecnologia e mapeamento, temos uma estatística das regiões mais afetadas. Desta maneira podemos realizar um trabalho de prevenção e orientação. O trabalho da Defesa Civil ocorre não apenas quando há risco ou desastre”, explica.
Inicialmente, estudantes de duas escolas serão atendidos pelo projeto. Os alunos do 5º ano da EM “Profª Inês Rodrigues Cesarotti” e da EM “Profª Norma Justa Dallara”, no Jardim São Camilo, serão as primeiras. A definição ocorreu após análise realizada pela Defesa Civil, que constatou número relevante de ocorrências de enchentes nessa região, nos últimos meses. “É um projeto-piloto e após a realização do encontro nessas duas escolas, a Defesa Civil divulgará as próximas que receberão a ação. Vamos levar em conta ainda o interesse de cada instituição escolar”, finaliza.