Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/defesa-civil-divulga-novo-balanco-apos-forte-chuva/
Acessado em: 18/01/2026 - 15h11

Defesa Civil divulga novo balanço após forte chuva

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O Parque da Águas foi o mais prejudicado com a forte chuva do último dia (11) e 90 famílias tiveram suas casas inundadas, porém nenhum desabrigado

Após a forte chuva que teve início na noite da última quinta-feira (10), que provocou inundações de residências, alagamento de áreas e o transbordamento do rio Sorocaba a Defesa Civil continuou o acompanhamento, atendimento e orientações aos munícipes prejudicados.

Nesta segunda-feira (14), a Defesa Civil enviou novo relatório de gestão de atendimento. Foram computadas 90 casas prejudicadas, entre elas, 44 casas no Jardim Maria do Carmo; 25, no Parque Victória Régia; 12 residências no bairro Vila Rica; 03 na Vila Assis e 02 casas prejudicadas no Parque Manchester. Não houve desabrigados, porém algumas famílias tiveram perdas materiais. No atendimento às famílias atingidas, a Defesa Civil fez a entrega de 102 colchões, 15 cestas básicas e 06 cobertores.

A tempestade da semana passada, que causou danos em diversas cidades paulistas, incluindo na capital, também ocasionou a queda de 03 árvores na cidade: uma delas estava no Portal do Itavuvu, onde também há risco de deslizamento, o que também ocorre nas ruas Orsini de Camargo (Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita filho), Antônio Moreira da Silva (Brigadeiro Tobias), MMDC (Vila Barão) e Paulo César Cordeiro (Santa Helena), porém não houve necessidade de interditar a área. A Defesa Civil também registrou erosão em uma via, no parque São Bento.

Em ação desde a manhã da sexta-feira (11), equipes da Secretaria de Serviços Púbicos (Serp), atuam na limpeza de vias, marginais, ciclovias, praças e parques por toda a cidade. Há um grande esforço por parte dos trabalhadores, segundo a Serp, para que o trabalho seja realizado na maior brevidade possível. O final de semana, inclusive, foi de limpeza em várias áreas do município. Por conta dos alagamentos e inundações, houve grande acúmulo de barro nos pontos atingidos. O Parque das Águas foi o ponto mais atingido pela forte chuva e a limpeza ainda está sendo realizada, por isso o parque ainda não está pronto para a utilização.

Na manhã desta segunda-feira (14), o índice pluviométrico acumulado era de 4mm.