Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/defesa-civil-atualiza-balanco-de-ocorrencias-da-chuva/
Acessado em: 18/01/2026 - 14h59

Defesa Civil atualiza balanço de ocorrências da chuva

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Apesar da forte chuva, não houve desabrigados, porém famílias tiveram perdas materiais

A Defesa Civil está em alerta e realiza, desde às 19h de quinta-feira (10), atendimentos e orientações aos munícipes prejudicados pela forte chuva durante a madrugada, que ocasionou inundações de residências, alagamento de áreas e o transbordamento do rio Sorocaba. Apesar da forte chuva, não houve desabrigados, porém famílias tiveram perdas materiais.

Até o momento foram registrados problemas com inundações em duas casas na avenida Santa Cruz, duas residências na rua Benedito das Neves no Parque Manchester, duas casas nas ruas Victório Scabia e Orcelio Pereira no Parque Vitoria Regia. Na Vila Assis, três residências foram inundadas na rua Manoel Alves Camargo. Sete residências na Rua Lourenço Marins e mais cinco na Rua Jorce Bacelli no bairro Vila Rica.

O bairro Mineirão, nas ruas Antônio Furtado Lopes e Ermolau Del Cistia, também teve residências prejudicadas por inundações. Já no Jardim Maria do Carmo, na Rua Maria do Carmo Mendes foram quatro residências prejudicadas, mais sete na Rua Ingracia Angrisani Gomes, uma na Rua Marilda de Oliveira, cinco na Rua Antônio Gomes e onze famílias que residem na Rua João Mendes Gomes.

A Avenida Dom Aguirre, que margeia o rio Sorocaba, teve trechos comprometidos pelas águas, com interrupção de tráfego próximo à Rua Cel. Cavalheiros, ainda no cruzamento com a Praça Lions, proximidades das ruas Hélio Monzoni, São Francisco e João Gabriel Mendes. Também houve interdições na Avenida Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha (no cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco); na Rua Victor Gomes Corrêa, em Brigadeiro Tobias; e nas ruas Orcélio Pereira, Antônia Silva Saladino, José Martinez Peres e Francisco Sielder, todas no Parque Vitoria Régia. O mesmo problema foi constatado no Parque das Águas e Avenida 15 de Agosto, assim como na região do Jardim Abaeté, onde as vias foram totalmente interditadas por conta da subida do rio e consequente invasão da água.

A Defesa Civil registrou até o final da tarde a queda de 03 árvores: uma na Rua Geraldo de Souza Aguiar e outra na Rua Paula Mayer Cattini, ambas na Vila Gomes. O terceiro caso foi na Rua Prof. Maria Luíza Gonçalves, no Portal do Itavuvu, onde também há risco de deslizamento, o que também ocorre nas ruas Orsini de Camargo (Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita filho), Antônio Moreira da Silva (Brigadeiro Tobias), MMDC (Vila Barão) e Paulo César Cordeiro (Santa Helena).

Danos materiais

Para o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares, apesar da forte chuva o único registro com vítima foi um garoto de 14 anos, que foi arrastado pela correnteza do córrego Lavapés e teve escoriações pelo corpo. “Ficou em estado de choque, porém foi socorrido pela Guarda Civil Municipal e encaminhado para a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste, para atendimento médico, e passa bem”, diz Montgomery.

Ele destaca que várias famílias tiveram perdas materiais e a Prefeitura está acompanhando cada uma. Foi feita a entrega de 30 colchões e 06 cobertores, além de cestas básicas para as famílias prejudicadas. Os atendimentos estão sendo realizados com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria de Serviços Públicos (Serp), Urbes Trânsito e Transportes e dos voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudecs).

Rio e índice pluviométrico

Como o acumulado de chuva dos últimos três dias chegou a 127 mm, até as 7h desta sexta-feira (11), a Defesa Civil de Sorocaba retomou os procedimentos de vistoria e medição das áreas de risco no município. Vale destacar que a média histórica para o mês de março é de 145 mm.

O índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas, nos seus respectivos pontos de medição, são: Júlio e Júlio – 90 mm; Aterro Sanitário – 93 mm; Paço – 85 mm; na ETA Cerrado – 86 mm; ETA Éden – 90 mm, Coca-Cola – 60 mm e Lar São Vicente de Paulo – 100 mm. As ações contam com a participação de todos os voluntários dos Núcleos Comunitários da Defesa Civil (NUDECs), que atuam próximos das localidades e a cada nova precipitação os órgãos e setores integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDECs) mantêm-se em prontidão.

O coordenador da Defesa Civil informou também que o nível do Rio Sorocaba na altura da Praça Lions chegou a subir 1,40 metro do nível normal.