“Dançando a Arte” terá início na próxima semana
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Conhecer diversas expressões artísticas por meio da música, da literatura e da arte. Essa é a proposta da série de 10 oficinas gratuitas que serão realizadas no Barracão Cultural, entre novembro deste ano e fevereiro de 2017. Denominado “Dançando a Arte”, o projeto promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), é uma contrapartida ao Prêmio de Artes Visuais 2016.
Os encontros, conduzidos pela artista visual Silvana Sarti são, preferencialmente, voltados a deficientes visuais acima dos 15 anos com o objetivo de proporcionar o conhecimento de alguns movimentos artísticos, e estimular a expressão de sentimentos pelo corpo. A intenção é oferecer um momento único, para além da mera experiência tátil. Ainda assim, acompanhantes e público em geral, também, terão oportunidade de marcar presença.
Segundo a Secult, 20 pessoas podem participar de cada oficina, sendo que a inscrição deve ser feita pelo e-mail mefs@sorocaba.sp.gov.br nos dias que antecedem ao encontro, ou, então, pouco antes do início das reuniões, se houver disponibilidade de vagas.
Os temas são Índia e China (23 de novembro), Grécia e Egito (30 de novembro), Idade Média (7 de dezembro), Renascimento (14 de dezembro), Visita à Exposição da artista Ana Letícia Barreto, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (11 de janeiro), Barroco (18 de janeiro), Período Clássico (25 de janeiro), Romantismo (1 de fevereiro), Moderno e Contemporâneo (8 de fevereiro) e uma visita à exposição a ser definida (15 de fevereiro). As oficinas vão acontecer sempre das 14h30 às 16h30.
A cada encontro, a parte teórica será seguida de audição de músicas dos períodos abordados, leitura de trechos de autores da literatura e informações sobre artistas e suas obras. Depois, será feito aquecimento e alongamento buscando as expressões do corpo a partir daquilo que ouve. Ao final da atividade, uma roda de conversa convidará os participantes a descrever suas emoções. É recomendado comparecer com roupas leves.
O Barracão Cultural fica na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3212-7280.
Tags:Cultura, dançando a arte
