DançAção movimenta Sorocaba nesta sexta
O 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção atraiu olhares atentos às apresentações realizadas ao longo da tarde desta sexta-feira (18) em alguns pontos da cidade, como a Creche Especial Maria Claro e os Shoppings Pátio Cianê e Cidade.
Na Creche Especial Maria Claro, as crianças e adolescentes que são atendidos vibraram com um grupo de Street Dance e, depois, com garotas de uma companhia de ballet. Como boa parte dos 130 atendidos (de 0 a 16 anos) tem dificuldade de locomoção, a possibilidade de os artistas virem até eles foi comemorada por Andrea Marques Machado, orientadora pedagógica da entidade.
“É muito importante esse festival. A dança é uma linguagem universal e, como alguns têm limitações, não é possível que acompanhem apresentações assim com frequência”, comentou ela, acrescentando que também são promovidas atividades de dança adaptada aos atendidos pela creche.
Nos shoppings
No Pátio Cianê Shopping, a analista de materiais, Viviane Rosa, 36, foi pega de surpresa com as exibições artísticas. Acompanhou, junto da filha Lívia, de 10 anos, as primeiras apresentações de dança do ventre. “Vi por acaso. Acho isso legal e necessário. Só faz bem para a comunidade, já que podemos sair da rotina e aliviar o estresse do dia a dia”, elogiou.
No Shopping Cidade, o motorista Adailton Ferreira Guarita, 56, afirmou que o público estava bastante entretido com os artistas. Ele, aliás, trouxe um grupo de Tatuí para se apresentar no DançAção. “Está muito bacana. Festivais assim deveriam acontecer umas quatro, cinco vezes por ano”, sugeriu. “Tudo o que envolve arte o público sempre vai aceitar”, completou.
O DançAção
O festival prossegue até domingo (20) com diversas apresentações no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) e também em shoppings e entidades beneficentes da cidade. O DançAção é uma iniciativa da Associação Sorocaba Pró-Dança (ASPD), uma entidade sem fins lucrativos, e da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS). A programação completa está no site www.festivaldancacao.com.br.
