Cursos de construção civil e beleza do Fundo Social começam 2ª feira

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Começam nesta segunda-feira (22), os cursos gratuitos de pedreiro, encanador, assentador de pisos e manicure, que serão oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) a 115 pessoas, a maioria delas atualmente desempregadas. Ao todo, serão seis semanas de aulas que visam proporcionar a inclusão social e oportunidades de recolocação no mercado de trabalho.

As Escolas de Qualificação Profissional de Beleza e Construção Civil são um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo que, em parceria com o FSS de Sorocaba, formam e capacitam cidadãos maiores de 18 anos em cursos de curta duração, com carga horária de 60 horas.

Por meio do convênio, o Fundo Social do Estado disponibiliza a capacitação dos monitores, recursos para compra de material para as aulas, material didático e camisetas. Até o ano passado, o Fundo Social do Estado também oferecia o pagamento de uma bolsa-auxílio aos alunos desempregados, porém este recurso foi cortado por força de um aditamento. Como contrapartida, Sorocaba se responsabiliza quanto ao local para realização do projeto, bem como a aquisição de todo o material necessário para implantação e funcionamento dos projetos.

Ao concluírem os cursos, os participantes recebem certificado e partem em busca da realização de seus sonhos e de futuro cheio de possibilidades.

Os cursos

Para os cursos na área de construção civil serão capacitadas 105 pessoas, sendo 37 no curso de assentador de pisos de azulejos, 36 de pedreiro e 31 de encanador. Já para o curso de manicure serão formadas dez profissionais.

Os cursos de pedreiro, assentador de pisos e encanador acontecem na Escola de Construção Civil, localizada na Rua Francisco Ruiz Miranda, 101, no Conjunto Habitacional Júlio Mesquita Filho. Constituem-se de aulas teóricas e práticas em espaços reproduzindo os ambientes de trabalho. Esta é a sexta turma local da Escola de Construção que, desde 2014, formou 225 pessoas.

O curso de manicure será no Centro de Referência da Mulher, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 440, Centro. Esta será a quinta rurma da Escola de Beleza que já formou 40 mulheres desde 2014.

Interessados em se inscrever para as próximas turmas ou preencher possíveis vagas remanescentes podem fazer contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone 3238.2503

Tags:,