Cursos da Uniten já beneficiaram mais de 2.600 sorocabanos em 2015
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
Em 2015, a Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) mudou a metodologia e a grade de cursos oferecidos, priorizando aqueles com carga mais robusta. Parcerias com entidades e empresas com larga experiência na capacitação profissional resultaram, até o final de setembro, na capacitação de 2.668 pessoas.
Mantida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), só este ano a Uniten já promoveu 109 cursos e a previsão é de que, até dezembro, outros 40 sejam realizados. Com isso, a Uniten deverá fechar 2015 com 4.190 alunos capacitados, um volume bem superior ao ano de 2014.
A mudança no sistema de aplicação dos cursos passou a vigorar com os convênios firmados com instituições reconhecidas nacionalmente no setor de capacitação e qualificação profissional. Entre as instituições estão: Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Social Industrial (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), Instituto Flextronics (FIT), First Idiomas e Qualifica.
A grade de cursos abrange áreas com maior demanda no mercado, tais como: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Só os cursos ministrados pelo FIT, já são 40 finalizados e outros 24 (em andamento ou realizados até o final do ano), beneficiando 1.900 alunos. São cidadãos, a maioria jovens sem experiência profissional que, terão maior chance no mercado de trabalho com a capacitação recebida em áreas como Operador de Produção Industrial, Midias Digitais, Redes de Computadores ou Introdução à Informática, entre outras.
Conforme destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, o mercado de trabalho altamente competitivo exige profissionais bem preparados. Para isso, este ano, a Uniten buscou parcerias com instituições reconhecidas nacional e internacionalmente na capacitação profissional. “Mudamos a metodologia na grade e na administração dos cursos. Priorizamos cursos com grades mais robustas, alinhadas às necessidades do mercado, preparando o aluno para ter mais chances em conseguir um emprego”, explicou.
Foi justamente em um dos cursos desenvolvidos pela Uniten que Anderson Pereira, morador do Conjunto Habitacional ‘Ana Paula Eleutério’ descobriu o caminho profissional. O jovem, de 22 anos, fez o curso de Editoração Eletrônica e com os conhecimentos adquiridos abriu uma empresa de comunicação, juntamente a três colegas, trabalhando no sistema de Home Office (cada um em sua casa).
Tags:Desenvolvimento Econômico, Uniten
