Cursos da Uniten capacitam mais 251 sorocabanos
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), encerrou nesta sexta-feira (28) a capacitação de mais 251 sorocabanos que realizaram oito cursos diferentes. São cursos de vinte a quarenta horas de duração que capacitam e reforçam os currículos de trabalhadores que buscam recolocação no mercado do trabalho ou que estão em busca do primeiro emprego.
Os formandos participaram de cursos como: Programador de Web Intermediário; Cupcakes e Muffins; Bolos Gelados; Massas, Doces e Salgados, Operador Industrial; Operador de Computador Básico; Operador Industrial e Eletrônica Básica, todos realizados nas salas da Uniten, no sede do projeto Metareciclagem e na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias.
Na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias, na manhã desta sexta-feira, aconteceu a última aula do curso de Introdução Profissional. Realizado pela Prefeitura de Sorocaba em parceria com Instituto Flextronics (FIT), o curso teve vinte horas de duração e como principal função auxiliar os alunos na busca por uma vaga de emprego.
Ministrado pelo professor Anderson Santos Leite, ao longo da semana os alunos aprenderam sobre Autoconhecimento, Ética no Trabalho, Comunicação Corporativa, Trabalho em Equipe e Motivação. Este último, foi um dos temas bastante trabalhados durante a última aula para que os alunos, ao buscarem uma vaga no mercado de trabalho, realmente acreditem que podem.
Morador do bairro Casa Branca, Thiago Gonçaves Costa, de 22 anos, mesmo sabendo das dificuldades geradas pela distância, se inscreveu para o curso em Brigadeiro Tobias. Gostou tanto do primeiro módulo que já assegurou participação na segunda etapa do curso, que acontecerá a partir da próxima semana na Uniten. “Aprendi muita coisa útil, que talvez faltasse em meu currículo, como, por exemplo, a importância de respeitar o colega, o sentido do trabalho em equipe”, destacou.
Há nove meses desempregada, Andréia Cristina Lameiro viu no curso uma oportunidade de aprender um pouco mais, melhorar o currículo para ter mais chances no mercado de trabalho. “Foi muito bom, aprendi a me comunicar melhor, sobre comportamento, motivação e ética no trabalho. A acreditar mais em mim mesmo”, afirmou.
Tags:Uniten
