Com duas turmas de 30 alunos do curso de Planejamento e Controle de Produção, a Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), encerrou na manhã desta sexta-feira (11) a grade de cursos em 2015. Foram pouco mais de 150 cursos aplicados ao longo do ano, resultando na capacitação de 4.700 pessoas com idade acima dos 16 anos.
Com boa experiência no segmento industrial, Weley Vieira Leite foi um dos formandos do curso de PCP. Morador do Jardim Santa Esmeralda, o estudante de administração de empresas já havia participado de outros três cursos ministrados pela Uniten – Soldagem, Operador de Empilhadeira e Pneumática. “A partir de agora quero buscar funções que envolvam o planejamento e controle de processos que aprendi”, disse.
Desempregado, Geraldo Nunes Navarrete fez o curso de Programação e Controle de Processos na expectativa de reforçar o currículo na busca pela reinserção no mercado de trabalho. Com experiência na área industrial, contou que escolheu o curso para aumentar o conhecimento. “Esse curso de PCP foi muito bom, aprendi entre outras coisas a conhecer mais profundamente o funcionamento de uma linha de produção. Muito boa a iniciativa da Uniten e se tiver oportunidade quero participar de outros cursos”, afirmou.
Além dos cursos de PCP, esta semana outras 76 pessoas concluíram os cursos de Eletricista Automotivo, Eletricista Residencial, Mecânico de Motos, Auxiliar Financeiro. Conforme destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, os cursos preparam o aluno não só para reforçar as chances no mercado de trabalho, mas também para empreender, poder trabalhar por conta própria. “São muitos os casos de pessoas que fazem o curso na Uniten, recorrem ao Banco do Povo e abrem um negócio, tornando-se pequenos empreendedores”, cita.
Este é o caso de Winne de Souza Ferreira, da Vila Haro, que já trabalhava com depilação e resolveu fazer o curso de Corte e Escovação de cabelos, encerrado na semana passada. O novo aprendizado é para, finalmente, poder abrir seu próprio salão. “Sempre tive o desejo de empreender e no começo do ano que vem quero tornar isso uma realidade”, projetou.
As parcerias com entidades e empresas com larga experiência na capacitação profissional, tais como Senac, Senai, Sesi, Sebrae, Facens, Esamc, Instituto Flextronics, First Idiomas, Qualifica e Colégio Politécnico, resultaram na realização de mais de 150 cursos de capacitação pela Uniten.