O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sedia até domingo (dia 24), das 8h às 17h, o segundo módulo do curso profissionalizante de Jardinagem, com a bióloga Viviane Gaya, instrutora do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR). Com a participação de 18 pessoas, entre funcionários dos parques ecológicos de Sorocaba, parceiros e munícipes, a aula prática desta sexta-feira (dia 22) foi realizada no Roseiral.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba e o SENAR, o curso tem por objetivo formar profissionais em jardinagem e impulsionar a produtividade dos jardins dos parques ecológicos da cidade.
O primeiro módulo aconteceu no ano passado e abordou a implementação de um jardim. Já neste, estão sendo trabalhadas a reforma, a manutenção e a condição de um jardim. “O Jardim Botânico tem espaços muito interessantes e no curso fazemos pequenas intervenções nestes locais. Ao longo do ano, os funcionários do parque podem aplicar essas técnicas na sua manutenção. É uma benfeitoria para toda a cidade e também individual, para cada participante”, destaca Viviane Gaya.
Até domingo, os alunos aprenderão técnicas de solo, paisagismo, quais plantas são adequadas para sol e para sombra, pragas e equipamentos necessários, dentre outros aspectos. Os participantes ainda terão uma prática de condução e manutenção de jardim, onde terão contato com a adubação, condução e poda de plantas e manutenção de canteiros.
“Aqui as pessoas aprendem como funciona a vida de uma planta e a importância do solo, da água, do ar e dos nutrientes para alimentá-las”, conta a bióloga. Nas aulas também é abordado como vivem os animais em relação às plantas. “Tem animais benéficos e outros que são causadores de doenças às plantas. A ideia é mostrar aos alunos como podemos conviver com eles sem ter que usar muito veneno e se intoxicar, então passamos algumas práticas mais naturais para afastá-los”, explica.
Aula prática
No Roseiral, os participantes fizeram durante toda a manhã o despraguejamento dos canteiros e remexeram a terra e o substrato, para a incorporação do material orgânico no solo. “Com isso promovemos a entrada de ar no solo e facilitamos o trabalho das plantas na retirada de nutrientes da terra”, conta Rodrigo Miranda, chefe de seção de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
De acordo com José Carmelo, técnico ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, no sábado (23), os participantes farão a manutenção do jardim experimental, próximo à Trilha do Cerrado, aos fundos do parque e que foi criado pelos alunos no primeiro módulo do curso. Já no domingo (24), eles mexerão com o Jardim Medicinal do Botânico, inaugurado em dezembro do ano passado.
A aposentada Geórgia Santos, moradora do Éden, ama a jardinagem e não teve dúvidas em participar do curso. “Fui monitora voluntária dos cursos de férias aqui no Botânico. Como sou terapeuta naturalista, gosto muito de plantas e ainda mais das medicinais. Estou amando e a gente sempre aprende algo novo trocando ideias. É muito bom”, declarou.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita. Mais informações pelo e-mail jardimeducador@gmail.com[1]