Curso incentiva aproximação entre Prefeitura e lideranças comunitárias

Por: Secom / Secid

Uma mistura de alegria, emoção e o sentimento de conquista marcou a entrega dos certificados de conclusão aos 54 participantes do segundo módulo do curso de Liderança Comunitária na noite da última terça-feira (11), no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros, lotado pelos alunos e seus familiares. De modo geral, a principal realização mencionada durante a cerimônia foi o fortalecimento de um canal entre as comunidades e a Prefeitura de Sorocaba.

A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) implantou o curso de Liderança Comunitária como primeira iniciativa do Centro de Capacitação LiderAção (CCL), em março de 2018, com o objetivo de fortalecer a participação popular na gestão pública por meio da organização coletiva das comunidades. Em 2019, o segundo módulo se desenvolveu entre os meses de fevereiro e maio, com aulas nas Casas do Cidadão Itavuvu, Nogueira Padilha e Ipiranga.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, destacou o CCL como cumprimento de uma das metas do Plano de Governo do prefeito José Crespo e elogiou os participantes pelo foco e determinação em concluir o curso. “Vocês poderiam ficar em casa, mas preferiram adquirir conhecimento e fizeram novos amigos, todos líderes. Quando nos propomos a liderar e nos unimos, podemos fazer a diferença na nossa sociedade e em Sorocaba”, destacou.

Para a secretária da Secid, Suélei Gonçalves, o curso ofereceu às lideranças de bairros e integrantes de movimentos sociais informações que permitem incentivar à comunidade a participar do cotidiano dos bairros, bem como encaminhar reivindicações aos canais corretos. “O CCL é um investimento que a Prefeitura faz em vocês, retornando parte dos que vocês pagam em impostos, esperando incentivar cada vez mais a participação popular para colher estes frutos em longo prazo”, ressaltou.

O professor do Senac Sorocaba, Denis Rodrigues, – instituição parceira da Secid no segundo módulo do CCL – compartilhou o mesmo ponto de vista. “Vocês, líderes, agora são também responsáveis produzir conhecimentos e transmitir conceitos para ampliar cada vez mais os braços da administração municipal”, pontuou. Aluno da turma do Ipiranga, o radialista Rogério Luiz da Silva, o Rogério Bolinho, representou os formandos num pronunciamento, no qual enfatizou a “coragem dos líderes em se colocar a frente da comunidade e não esmorecer diante dos problemas”.

O conteúdo do segundo módulo do CCL abordou a democracia e participação social, direitos e deveres do cidadão, as diferentes esferas do Poder Público, dentre outros temas, transmitido por dinâmicas de grupo, rodas de conversa, exposição dialogada e exercícios práticos durante 24 horas/aula, distribuídas em oito encontros semanais em dias de semana no período noturno ou nas manhãs de sábado.

Muito Mais por Sorocaba!

Fotos: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/galeria/curso-de-lider-comunitario/

Tags:,