Curso ensina técnicas para confecção de bolsas
Especialistas são enfáticos em dizer que os momentos de crise se tornam campo fértil para o desenvolvimento de negócios, já que é durante a retração econômica que pessoas e empresas podem conhecer, de fato, a força do seu diferencial competitivo.
Pensando assim, de uma forma muito mais simples, a paranaense Fabiana Gracinda de Moraes Alves, moradora de Sorocaba há um ano, resolveu participar do curso de “Bolsas e Acessórios” que a Escola de Moda coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) promove na Universidade do Trabalhador e Empreendedor (Uniten), no bairro do Éden.
Sem emprego fixo, Fabiana entende de corte e costura e já produz alguns artigos para ajudar o marido na renda doméstica. A necessidade de modernizar suas técnicas e aperfeiçoar-se nessa linha de confecção a levou para o curso do qual espera sair com novas ideias para desenvolver um novo trabalho. Moradora da Zona Norte, ela não se importa em atravessar a cidade para aprender. “Quando fiquei sabendo do curso só pensei em aproveitar para aprender e aperfeiçoar meus conhecimentos”, conta.
Agora, pelas mãos e orientação da artesã e professora Regina Ultima, Fabiana e as outras treze mulheres inscritas no nível básico do curso aprendem não só a fazer o ponto caseado, o uso de zíperes e outros fechamentos, mas, também, as sutilezas que distinguem tecidos, agulhas e até mesmo a forma de cálculo de custos e de lucros.
Conforme explica Regina, apesar de ser um curso rápido, não basta ensinar apenas a construção de algumas peças. É importante que as alunas saiam com condições de distinguir materiais, conhecendo aqueles que são alternativos e compreendendo quais são as possibilidades do desenvolvimento de novos produtos. “Procuro oferecer informações que ajudem a abrir uma gama de possibilidades, incluindo usar a máquina de costura doméstica para adequar à necessidade de uma grande variação artesanal”, explicou.
Além da turma básica, o curso de “Bolsas e Acessórios” mantém um grupo avançado no período da tarde. As aulas se estenderão até o dia 9 de junho, sempre com aulas às terças-feiras. Cada aluna levará para casa, como resultado do aprendizado, de duas e três peças, respectivamente. “O que espero é que elas continuem a buscar conhecimento e a se desenvolver, seja para a geração de renda, seja para presentear”, disse a professora.
A Escola de Moda é resultado de uma parceria do FSS com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade Estadual, e foi inaugurada em 2014 com um curso de Corte e Costura.
Tags:Fundo Social, Fundo Social
