Curso de férias Aquagito leva cultura indígena às crianças
Por: Secom Sorocaba
O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” recebeu na manhã desta segunda-feira (21) 40 crianças de 6 a 10 anos de idade para o primeiro dia do curso de férias Aquagito. Até sexta-feira (25), elas vão participar de diversas atividades gratuitas com o tema “Povos indígenas: de olho na floresta”.
O Aquagito é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “Os nossos cursos de férias visam aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças um pouco mais sobre meio ambiente. Desta vez, a garotada vai aprender sobre a cultura indígena e em especial a da tribo dos Kuikurus, que é uma das 14 etnias existentes no Parque Nacional do Xingu”, conta o titular da Sema, Jessé Loures.
O ano de 2019 foi escolhido como o Ano Internacional das Línguas Indígenas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura), com o objetivo de chamar a atenção para muitos idiomas indígenas que têm desaparecido e destacar a necessidade de preservar essa cultura. No Brasil, segundo o IBGE, 274 línguas indígenas são faladas, no entanto grande parte das etnias estão perdendo seu idioma.
Até sexta-feira, os pequenos terão a oportunidade de conhecer a cultura dessa tribo: suas relações com a floresta e o rio, casa, alimentação, farmácia, brincadeiras de criança, histórias/mitos, vestuários e as diferentes atividades que realizam destacando a sua língua.
Neste primeiro dia, as crianças se dividiram em grupos e participaram de atividades lúdicas. “O que mais eles gostaram foi de conhecer uma oca feita de bambu, que tinha objetos originais da tribo kuikurus, como por exemplo o que eles usam para caçar, como arco e flecha e zarabatana, materiais para colher frutas, além de objetos de decoração e ornamento, como colares, brincos e chocalhos”, conta a educadora Viviane Rachid.
Além disso, eles tiveram uma experiência de conexão com a natureza, conhecendo a floresta do Parque da Água Vermelha descalços, como se fossem índios. Ao final da manhã, eles confeccionaram uma peteca e puderam brincar.
O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643. Segue abaixo a programação do Aquagito:
Terça-feira (22)
08h00 – Chegada e brincadeiras
08h30 – Contação de Histórias/Lendas sobre os símbolos das pinturas (apresentar os símbolos)
09h00 – Grupo I e II: Oficina 1: Confecção da bandeira + camiseta / Grupo III e IV: Oficina 2: Confecção do vasinho de argila
10h30 – Higienização e Lanche INDIVIDUAL
11h00 – Grupo I e II: Oficina 1: Confecção do vasinho de argila / Grupo III e IV: Oficina 2:Confecção da bandeira + camiseta
12h30 Encerramento
Quarta-feira (23)
08h00 – Chegada, brincadeiras e receber a tarefa familiar
08h30 – Grupo I e II: Oficina 1: Confecção do cocar / Grupo III e IV: Oficina 2: Pintura do vaso e confecção da flecha
10h00 – Higienização e Lanche INDIVIDUAL
10h30 – Grupo I e II: Oficina 2: Pintura do vaso e confecção da flecha / Grupo III e IV: Oficina 1: Confecção do cocar
12h00 – Demonstração das danças
Quinta-feira (24)
08h00 – Chegada e brincadeiras
09h00 – Grupo I e II: Trilha na mata (supermercado e farmácia dos índios) com o pajé / Grupo III e IV: Confecção do colar e brincadeiras de índio
10h30 – Higienização e Lanche INDIVIDUAL
11h00 – Grupo I e II: Confecção do colar e brincadeiras de índio / Grupo III e IV: Trilha na mata (supermercado e farmácia dos índios) com o pajé
12h30 – Encerramento
Sexta-feira (25)
08h00 – Chegada e brincadeiras
08h30 – Pescaria: apresentar os objetos de pesca do índio e contar como ele pesca/ Atividade do Peixe que sabe!
10h00 – Higienização e Lanche COMUNITÁRIO
10h30 – Pintura corporal e colocar acessórios
11h30 – Apresentação das danças com as crianças enfeitadas
Muito mais por Sorocaba!
Tags:meioambiente, Saae
