Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/curso-de-abelhas-sem-ferrao-ocorrera-no-parque-da-biodiversidade/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h23

Curso de abelhas sem ferrão ocorrerá no Parque da Biodiversidade

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Neste domingo, a unidade também estará aberta à população com visitas monitoradas pelas trilhas e uma oficina de iscas para abelhas

O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio) sedia neste sábado e domingo (dias 12 e 13), das 9h às 17h, um curso gratuito sobre abelhas nativas sem ferrão. A atividade é direcionada a apicultores e educadores e será ministrada pelo instrutor Nivaldo Aparecido Bertelli, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Todas as vagas já foram preenchidas.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Senar, o objetivo do curso é estimular a criação e conservação de abelhas nativas, além de capacitar técnicos para atuar na produção de crias, mel, cera e própolis e, também, em ações educativas.

Durante a oficina, os participantes terão contato com técnicas de meliponicultura, biologia e ecologia das abelhas, conhecerão as espécies nativas da região de Sorocaba e a legislação pertinente à criação deste inseto. O curso continuará nos dias 19 e 20, no mesmo horário, no PNMCBio.

Meliponários nos parques

O trabalho com os meliponários nos parques naturais de Sorocaba faz parte do Projeto VivAbelha – Meliponicultura nos Parques de Sorocaba, uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com a Associação Paulista de Técnicos Apícolas (APTA), Federação de Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (Faamesp) e a Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (Coapis).

O objetivo de implantar meliponários em parques naturais é sensibilizar a população sobre a importância da conservação das abelhas, que além de oferecer recursos alimentícios

e medicinais e prestar serviços ecossistêmicos, possuem uma atuação ecológica fundamental na manutenção da nossa flora. A proposta do VivAbelha é também compartilhar os conhecimentos nesta área, integrando ciência e sociedade.

De acordo com a Sema, a iniciativa teve início há 2 anos no Parque Natural “Chico Mendes” e hoje abrange o Parque da Biodiversidade, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Parque da Biquinha e Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Os espaços totalizam atualmente 25 colmeias de cinco espécies nativas da região de Sorocaba.

Atividades educativas abertas ao público

Neste domingo o Parque da Biodiversidade estará aberto para a população participar de atividades educativas. Pela manhã, das 9h às 11h, os visitantes individuais ou pequenos grupos terão a oportunidade de fazer uma visita monitorada nas trilhas do parque, onde terão contato com a sua história e poderão apreciar a fauna e flora local. São três trilhas interpretativas, que possuem diferentes temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

A trilha “Recuperação e Manejo” possui um percurso de 1.500 metros, com baixo nível de dificuldade. No trajeto, os participantes recebem informações sobre regeneração e intervenções para recuperação de áreas degradadas, manejo de eucaliptos, sucessão ecológica e conhecimento da fauna e flora local.

Com 2.500 metros de percurso, passando por áreas de recuperação, abrangendo a zona primitiva do parque e se aproximando da zona tangível, está a trilha “Caminhos da Biodiversidade”. Nela são explorados temas como as formas de vida vegetais, fisionomia da vegetação, relações ecológicas e espécies locais.

A última trilha é a “Campininha”, com um trajeto de 5.700 metros, margeando o córrego da Campininha. No trajeto serão tratados temas relacionados à mata ciliar, sazonalidade das águas, regeneração e a mata secundária, biodiversidade, flora terrestre e fauna local. Ao longo dessa trilha é possível observar, de uma maneira mais profunda, uma floresta preservada.

Já à tarde, das 14h às 16h, os visitantes poderão participar da oficina de iscas atrativas para abelhas nativas, na qual aprenderão sobre os hábitos das abelhas sem ferrão e como capturá-las sem agredi-las.

O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.303, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A entrada é gratuita.