Curso da Uniten ensina lavagem ecológica de veículos

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Com a participação de 29 alunos, a Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) iniciou na manhã desta segunda-feira (18) o curso de capacitação para Lavagem Ecológica de veículos. Realizado em parceira com a empresa Dry Up – Sistema Ecológico de Limpeza. Essa é mais uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), para estimular os sorocabanos que desejam empreender ou mudar profissionalmente.

Gratuito, o curso tem duração de 40 h e vai ensinar aos participantes a metodologia empregada na lavagem ecológica, mais conhecida como lavagem a seco. Além de conhecerem o processo e os produtos empregados, os alunos também assistirão às palestras e receberão orientações sobre empreendedorismo, gestão de microempreendedor individual, finanças e marketing pessoal.

Serão ministradas aulas práticas e teóricas, nas quais o estudante aprenderá sobre a química do produto e seu manuseio (biodegradável), como lavar o veículo e higienizá-lo por dentro, como deve ser feita a entrega do veículo ao cliente e a manter o comprometimento de trabalho ao cliente.

Conforme destaca o economista Sidney Benedito de Oliveira, da Sedet, durante o curso os participantes também receberão noções de como abrir seu próprio negócio. “Na área das finanças, por exemplo, será abordada a administração do dinheiro que o futuro empreendedor vier a ganhar com o serviço de lavagem. Ele tem que guardar uma parte para as despesas (reposição de produtos, energia, impostos, entre outros)”, explica.

Entre outras vantagens, o sistema de lavagem automotiva a seco não danifica a pintura, apresenta economia de aproximadamente 400 litros de água, utiliza produtos biodegradáveis e a limpeza tem maior durabilidade. O aluno que decidir se tornar microempreendedor individual (MEI), poderá contar com apoio da Prefeitura, por meio do Espaço Empreendedor e ainda do Banco do Povo Paulista, caso necessite financiar equipamentos.

Atualmente, o Banco do Povo de Sorocaba têm aproximadamente R$ 2 milhões para emprestar aos pequenos empreendedores sorocabanos. Só este ano são 125 contratos fechados e um total de R$ 718 mil emprestados para empreendedores dos mais variados segmentos.

Tags:,