A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), recebe até o dia 22 de julho as inscrições para o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2016. O prêmio visa valorizar e divulgar a produção literária local e, ainda, promover o incentivo à leitura e o contato da população com autores sorocabanos.
Podem participar autores com mais de 18 anos de idade, residentes em Sorocaba há pelo menos 02 anos. Os livros deverão ter sido editados em 2015 nas seguintes categorias: Ficção – Romance; Ficção – Novela; Ficção – Conto; Ficção – Crônica; Biografia; Não-ficção; Infantil; Juvenil; Artes e Fotografia; e Poesia. Para as categorias Não-ficção e Biografia serão consideradas obras com abordagem literária, tais como Ensaio e Filosofia.
Cada artista pode inscrever apenas uma obra literária em cada categoria, porém poderá ser premiado por apenas um trabalho. É vedada a inscrição de livros contemplados pela Lei nº 11.066/2015 e/ou subvencionados pela Prefeitura de Sorocaba.
Os livros serão selecionados por uma Comissão Julgadora composta por três avaliadores peritos com formação e experiência na área e inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 04/2016. Os cinco melhores trabalhos receberão premiação de R$ 5 mil cada. A divulgação dos premiados será no dia 26 de agosto, pela imprensa oficial.
Inscrição
A obra deverá ser apresentada em três exemplares que, após a avaliação e premiação, serão destinados a Secretaria da Cultura que os destinará as bibliotecas e espaços de leitura, conforme a natureza da obra.
Os artistas ainda deverão entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, além de RG original de cópia simples; comprovante de residência com no mínimo três meses de emissão; um breve currículo artístico; declaração de negativa de vínculo político, cópia de comprovação de cadastro na Biblioteca Nacional e a proposta de contrapartida.
Os interessados não precisam pagar taxa de inscrição e devem comparecer, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.