Cultivo de rosas está sendo tema de aula teórica e prática no Botânico

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Desde a última quarta-feira (dia 22), 14 pessoas estão participando gratuitamente do curso Manejos e Tratos Culturais de Rosas, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Com aulas teóricas e práticas ministradas pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Rubens Melo Camargo, a capacitação acontece até esta sexta-feira (dia 24) no espaço ecológico.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com Sindicato Rural de Sorocaba e o Senar, o curso integra a programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo é capacitar funcionários e colaboradores da Prefeitura de Sorocaba, além de demais interessados no tema, na questão do cultivo e beneficiamento destas plantas, resgatando os conhecimentos sobre sua utilização.

As rosas possuem um grande número de espécies, com uma grande diversidade estrutural, podendo ser arbustivas, trepadeiras, herbáceas de pequeno porte e miniaturas. São mais de 30 mil variedades de rosas no mundo todo. Também possuem flores com as mais diversas tonalidades, formas e tamanhos, podendo apresentar botões isolados ou agrupados, assim como em cachos, florescendo quase o ano todo.

Técnicas e dicas de cultivo

Durante as aulas os alunos aprendem a história das rosas e seus tratos culturais, além de dicas e técnicas de irrigação, adubação, poda, replantio, enxerto, controle de pragas e o plantio comercial.

Um dos assuntos desta quinta-feira (dia 23) foi a utilização de húmus de minhoca no cultivo; uma opção bastante interessante, já que se trata de um produto rico em nutrientes, facilitando a absorção das plantas.

Durante toda a aula, o instrutor do Senar deu diversas dicas aos participantes. “O solo deve estar entre 18º e 23º graus para que ela possa ‘trabalhar’ e, se tiver alimento apropriado e em abundância, ela faz este trabalho 24 horas por dia, durante os sete dias da semana”, explicou Rubens Melo Camargo. “Elas fazem um trabalho de engenharia no solo, estabelecendo um padrão físico, químico e biológico, adequando a natureza para cada tipo de cultura”, afirmou o instrutor.

Outra dica dada aos alunos foi com relação à presença de insetos no solo. “Quanto maior o desiquilíbrio nutricional do solo, mais ácido ele fica. Daí ocorre a incidência de insetos, como as formigas. É preciso perceber o que está acontecendo para tentar corrigir esta evidência de desiquilíbrio do solo”, destacou Rubens.

Quem está participando do curso é a dona de casa Maria Cecília Dal Pian, moradora do Além Linha, que adora rosas e soube da capacitação pela imprensa local. “Estou amando, o professor é maravilhoso e o curso é bastante abrangente. Estou recebendo muita informação nova que eu nem imaginava”, declarou.

A ajudante de serviços gerais da Coopereso, Beatriz Ribeiro de Oliveira, que trabalha no Jardim Botânico, também frequenta as aulas e está bastante satisfeita. “Estou aprendendo muita coisa e isso é muito bom, porque nós também ajudamos na manutenção do roseiral aqui do Botânico, arrancando as pragas e até na hora da poda”. Este é mais um curso que ela participa no local. No ano passado, ela fez aulas de poda e jardinagem, também oferecido pela Prefeitura de Sorocaba.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo e-mail jardimeducador@gmail.com ou pelo telefone (15) 3227.9996.

Tags:, ,