“Cuidar é o ofício do amor na prática”

Por: André J. Gomes

No final de julho, a Secretaria da Educação, por meio de sua Divisão de Educação Especial, reuniu em uma formação 180 cuidadores que atuam nas escolas da rede municipal de ensino, auxiliando crianças com necessidades educacionais especiais – NEE.

Com uma programação variada, composta por palestras, discussões e entrevistas sobre diversos temas importantes, como primeiros socorros e atendimento especializado, o encontro fortaleceu entre os cuidadores uma série de conhecimentos e práticas para atender os alunos, compreender suas necessidades e orientá-los em seu desenvolvimento integral.

Durante os três dias do encontro, um talk show comandado por Priscila de Vasto Martinez, profissional de apoio técnico da Divisão de Educação Especial, entrevistou cuidadores, pais, alunos e até o secretário da Educação, Mário Bastos, para aprofundar as discussões e ilustrações com experiências pessoais.

“Cuidar é um exercício de amor, parte fundamental do processo de desenvolvimento das crianças com necessidades educacionais especiais, por isso um evento como esse é tão importante”, disse o secretário.

Para Nádia Rodrigues, chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria da Educação, que hoje atende quase 400 crianças de 0 a 14 anos nas escolas da rede municipal de ensino, a formação cumpriu seu objetivo de maneira completa. “É uma alegria ter em nossa equipe profissionais desenvolvendo um trabalho tão importante e humanizado, e esse evento foi mais uma forma de ajudá-los a melhorar cada vez mais o atendimento aos nossos alunos”, concluiu Nádia.