Cuidadores participam de formação continuada

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Os 131 cuidadores que atuam na Secretaria da Educação de Sorocaba (Sedu) atendendo a 350 alunos que têm algum tipo de deficiência, iniciaram na manhã desta quarta-feira (13) mais uma etapa de formação continuada. Em toda a rede são 555 estudantes deficientes, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

A atividade foi desenvolvida no Teatro “Pedro Salomão José”, ao lado da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas” e acontece duas vezes por ano. O tema de cada formação varia de acordo com a demanda de atendimentos. Nesta manhã, houve apresentação artística de estudantes assistidos pela Associação de Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas) e pela Creche Maria Claro, além da palestra com o pedagogo Dan Barros, que falou sobre “Cuidando dos que cuidam”.

Cada cuidador atende a até três crianças e, de acordo com a Seção de Apoio à Educação Especial da Sedu, para receber esse tipo de atendimento, pai ou responsável deve apresentar laudo médico na unidade escolar. O documento é encaminhado a uma equipe multidisciplinar que faz a avaliação, dependendo das necessidades do aluno.

A cuidadora Amanda da Silva Ceccon, 34 anos, conta que atualmente cuida de três crianças na unidade em que trabalha, e destaca a importância do cuidador para o cotidiano desse aluno que necessita de apoio. “Fazemos a formação justamente para nos atualizarmos e entender cada vez mais sobre as deficiências”, explica.

Programação

Nesta quinta quinta-feira (14), no mesmo local, a programação continua com a palestra “A importância do cuidador como mediador do desenvolvimento da criança”. A pedagoga e especialista em deficiência intelectual, Andréa Marques Machado, será a responsável pela apresentação. Já o psiquiatra infantil, Gustavo Estanislau, fala sobre “A Formação do Caráter”.

O encerramento da formação acontece na sexta-feira (15), no Centro de Referência em Educação (CRE) “Dom José Lambert”, onde “O Papel de quem cuida” será apresentado pelos palestrantes Moisés Luiz A. Rodrigues e Ângela dos Santos Costa. Também haverá depoimento dos professores Érica Nunes Bastida e Pedro Henrique Vaz Freire, além de apresentação de história, contada por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Tags:, ,