Cuíca-de-três-listras foi vista pelas crianças do Programa de Férias da Bio

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O animal é símbolo do parque, ameaçado de extinção e raramente é visto na natureza

As 40 crianças que participavam do terceiro dia de atividades do Programa de Férias do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio), tiveram uma oportunidade única na tarde da última quinta-feira (dia 14). Enquanto percorriam uma das trilhas da unidade de conservação, uma das crianças observou uma cuíca-de-três-listras (Monodelphis iheringi) que, para a surpresa de todos, estava acompanhada de seus filhotes.

A cuíca-de-três-listras é símbolo do parque e a observação desses animais no Parque da Biodiversidade enfatiza o importante papel dessa Unidade de Conservação, no que se refere à preservação de espécies ameaçadas de extinção. No parque e em seu entorno já foram registradas espécies como o veado-catingueiro, mão-pelada, gato-maracajá e até uma onça-parda, além de centenas de espécies de aves, inúmeros peixes e répteis.

O tema desta edição do Programa de Férias é Conservação. Durante os cinco dias do curso, os participantes estão tendo a oportunidade de vivenciar experiências e práticas para conservação in situ e ex situ, conhecendo os benefícios que ambas promovem ao meio ambiente.

Uma das atividades mais aguardadas pela garotada ocorrerá ainda na noite desta sexta-feira (dia 15), quando as crianças terão a oportunidade de ficar no Parque da Biodiversidade, fazer uma trilha noturna, assistir ao filme “Rio 2” e participar de brincadeiras, dinâmicas e oficinas. A galera será recepcionada pela equipe de monitores do curso de férias às 17h e o encerramento ocorrerá somente no sábado (16), ao meio-dia, com a presença dos pais.

O Parque da Biodiversidade está localizado à Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Mais informações pelo e-mail parquebio@portalideas.org.br ou pelo telefone (15) 3293-1103.

Sobre a cuíca-de-três-listras

A cuíca-de-três-listras foi eleita o animal símbolo do Parque da Biodiversidade graças a um trabalho de estudo de manejo ambiental realizado pela USP, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Em fevereiro de 2012, pesquisadores encontraram, pela primeira vez, um exemplar da espécie na região de Sorocaba.

De acordo com a Sema, existem poucos registros da espécie em toda a América do Sul. Trata-se de um marsupial de pequeno porte, que chega a medir cerca de dez centímetros de comprimento. São animais pouco estudados e que vivem no solo da floresta alimentando-se principalmente de artrópodes, como aranhas e insetos, além de pequenos frutos.

O ciclo de vida da cuíca é bastante curto, semelhante ao de um roedor. Porém, sua reprodução não é tão eficiente, sendo animais raros por natureza. Considerando-se o grau de ameaça, além de restrita, a espécie encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção, numa categoria vulnerável.

Tags:, ,