No comparativo entre os três dias posteriores ao feriado, este ano foi identificada alta de 21,06% em comparação ao mesmo período em 2015
O Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), antigo Centro Orientação e Apoio Sorológico de Sorocaba (Coas), registrou aumento de 21,06% no número de testes rápidos – para atestar ou descartar HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) – feitos nos três dias posteriores ao feriado de Carnaval deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2015. Em 2016, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, 57 pessoas buscaram o procedimento, tendo duas confirmações de presença do vírus causador da Aids. No ano anterior, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, 45 testagens foram realizadas, com uma confirmação.
Adriana Michel Vieira Martinez é coordenadora do Serviço de Atendimento Municipal Especializado (Same), que atua de maneira integrada ao CTA desde o fim do ano passado. Segundo ela, a alta no número de testes rápidos sugere uma maior conscientização por parte das pessoas. “A gente não tem certeza se essa integração também contribuiu para o aumento de testes”, afirma ela, destacando que, a partir do diagnóstico, o acompanhamento ao paciente pode ser feito no próprio Same. Lá, também é oferecida a triagem para sífilis e hepatites virais B e C.
Assim que a Aids é confirmada, Adriana informa que são feitos os processos de acolhimento e aconselhamento do paciente. “A gente conversa sobre os riscos que a doença oferece na vida de cada um, e faz uma série de orientações”, comenta. Mesmo nos casos em que a presença do vírus causador da doença é descartada, também são feitas recomendações. “Se a pessoa não costuma utilizar os métodos de prevenção, a gente reforça essa necessidade”, explica a coordenadora do Same.
Do total de pessoas que fizeram os testes rápidos neste ano, 44 eram homens e 13 mulheres. Em 2015, procuraram o procedimento 34 pessoas do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Em ambas as ocasiões, os casos de HIV confirmados eram relativos a homens.
O CTA
O CTA é uma unidade de atendimento especializado vinculada à Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), que oferece testes diagnósticos de HIV e triagem para sífilis e hepatites virais B e C. Os testes são gratuitos e realizados em conformidade com normas definidas pelo Ministério da Saúde (MS). Os insumos do CTA são registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na unidade, o atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional de saúde que, de maneira sigilosa, orienta e aconselha o cidadão independente do resultado final dos exames feitos. Nos casos positivos de DSTs, o CTA encaminha o atendido aos serviços de referência que oferecem apoio ao tratamento necessário. Também são desenvolvidas ações de prevenção e esclarecimento sobre DSTs, além de serem distribuídos itens de proteção.
O CTA fica no mesmo endereço do Same, na Rua Manoel Lopes, 220, ao lado da Escola Municipal “Achilles de Almeida”. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.