Atividade, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, foi realizada nesta sexta-feira na Biblioteca Infantil Municipal
Livros espalhados por toda parte. Desta vez, não foram abertos. Isso porque, as 21 crianças que participaram nesta sexta-feira (26) da terceira edição da oficina culinária – na cozinha que fica aos fundos da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” -, com certeza, terão a oportunidade de contar aos amigos e familiares suas próprias histórias e aprendizados. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Embora os livros não tenham sido parte da aula – na qual aprenderam a cozinhar barrinhas de cereal -, os pequenos que leram ou acompanharam um dos principais títulos de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, certamente observaram semelhanças entre as características da cozinha caipira da Biblioteca Infantil Municipal e aquela da obra criada pelo autor. Utensílios de porcelana, tachos e panelas de barro compõem o ambiente, este sem a presença de Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e companhia.
Para a arte-educadora Paula Cristina Minatogawa, a atividade, mais do que uma aula de culinária em si, é uma forma de favorecer a interação entre as crianças, bem como uma maneira de compartilharem a experiência com seus familiares. “Aqui, eles fazem amigos novos. E também podem ensinar os pais, o que é motivo de aproximação em um momento que predomina a correria do dia a dia”, afirma.
Na cozinha, a bagunça saudável era inevitável. Enquanto separavam e misturavam os ingredientes, muitos pequenos não resistiam e já os levavam à boca. “A nossa intenção é que eles coloquem realmente a ‘mão na massa’, e não fiquem só olhando a gente”, explica a outra arte-educadora Silene Leite Fonseca.
Espera com brincadeiras
Assim que as barrinhas de cereal foram ao forno, as crianças correram para brincar debaixo do circo que fica no terreno da Biblioteca Infantil. “Gosto de comer e cozinhar várias coisas”, disse rapidamente uma pequena japonesa, antes de abandonar a entrevista e correr para junto dos colegas.
Depois de se salvar no esconde-esconde, o garoto Matheus Lupetti, 8 anos, parou rapidamente para uma conversa. “Eu já sabia fazer bolo, porque a minha mãe é mais ou menos uma boleira, então aprendi com ela”, comenta ele, que garantiu frequentar o espaço quase todos os dias.
Sentadas, as amigas Rafaela Nahirniak, 10 anos, e Lavínia Camargo, da mesma idade, observavam a brincadeira dos demais. Ao ser perguntada sobre seus conhecimentos na cozinha, Rafaela foi enfática: “Minha bisavó, minha avó e minha tia foram cozinheiras, então já sei bastante coisa. O que mais gosto de fazer é panqueca”, conta. “Eu prefiro fazer doces, como brigadeiro e beijinho”, completa Lavínia.
Oficina de Culinária
Segundo a arte-educadora Silene, a oficina culinária acontece desde dezembro do ano passado, sempre mensalmente. Nas duas primeiras edições, as crianças aprenderam a cozinhar biscoitos natalinos e pirulito. “Está sendo uma das oficinas com mais interessados em participar”, destaca.
A Biblioteca Infantil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.
Como fazer barrinhas de cereal:
Ingredientes:
– 3 xícaras de chá de aveia em flocos
– 1 xícara de chá de castanhas do Pará trituradas
– 1 xícara de chá de uva passa sem sementes
– 1 xícara de chá de amendoim sem pele picado
– 1 xícara e meia de mel
Modo de fazer:
– Misture todos os ingredientes numa tigela
– Forre uma forma com papel vegetal. Espalhe a mistura na forma, arrumando-a com a colher
– Asse em forno médio por 20 minutos
– Depois de esfriar, leve à geladeira por 30 minutos
– Corte no formato que quiser