Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/criancas-sao-orientadas-sobre-doencas-renais-na-uph-zona-oeste/
Acessado em: 18/01/2026 - 13h30

Crianças são orientadas sobre doenças renais na UPH Zona Oeste

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Atividades acontecem em alusão à “Semana Mundial do Rim”

As crianças que passaram pela UPH da Zona Oeste nesta segunda-feira (7) foram recebidas de uma maneira diferente. Isso, porque em alusão à Semana Mundial de Prevenção de Doenças Renais Crônicas (DRC) e ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 10 de março, a equipe de enfermagem da unidade preparou uma série de ações especiais.

Foram distribuídos desenhos para pintura com dicas de prevenção das DRCs e relógios de papéis que marcavam a “hora de beber água”. Além disso, estagiários de enfermagem da faculdade Anhanguera distribuíram copos de plástico com a imagem ilustrativa de um rim e lembraram da importância do consumo de água, oferecendo o líquido aos pequenos.

Para chamar a atenção das famílias, uma moldura para tirar fotos também foi confeccionada pelo grupo e os pais que desejarem poderão publicar em suas redes sociais, usando as hashtags nacionais da campanha: #diamundialdorim e #umcopodeágua. No período da tarde, a equipe conversou com as crianças sobre a doença e, de maneira didática, orientou quanto à prevenção. Foram distribuídas garrafas de água com oito dicas para a mudança de hábitos, incluindo a prática de atividades físicas, o controle do peso e pressão arterial, e o mais simples, mas não menos importante, a ingestão de água, que é um grande aliado para a prevenção.

A importância da atividade realizada na unidade, que atende somente crianças, foi ainda maior devido ao tema da campanha deste ano: “Prevenção da doença renal começa na infância”, de acordo com a supervisora de área de enfermagem, Ana Maria Martello. “Nós organizamos tudo com muito carinho e esperamos que estes sejam os primeiros passos para que as crianças comecem a mudar os seus hábitos, prevenindo esta doença que afeta consideravelmente a qualidade de vida”, ressalta.

Outras unidades

Além de ter como foco alertar a população em relação à adoção de hábitos saudáveis, as ações da semana preventiva também contam com o rastreamento de portadores da doença. As atividades estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde da rede municipal e vão até o próximo dia 11. Por exemplo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Angélica, um espaço foi montado no saguão de entrada para oferecer exames básicos de saúde e dicas preventivas. A aposentada Maria José de Camargo Vieira, 82 anos, estava de passagem e aproveitou para tomar água. Ainda fez teste de glicemia, teve a pressão aferida, passou por medição da circunferência abdominal e do peso e descobriu qual é seu Índice de Massa Corpórea (IMC).

“Tudo está ótimo”, revelou a técnica de enfermagem Adriana Mesquita, após compilar os resultados dos exames de Maria José. Segundo a profissional, mais de 20 pessoas tinham aproveitado para buscar informações e passar pelos exames, isso até as 11h. Uma procura considerada alta. “O objetivo é mesmo esse, aproveitar a oportunidade e orientar o público que vem à UBS para algum outro motivo”, completa.

A programação da semana do Rim foi definida com o apoio das equipes das regionais de saúde do município, UBSs, Unidades de Saúde da Família (USF), clínicas, hospitais e universidades, que são parceiros da SES nas iniciativas.