Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/criancas-plantarao-800-arvores-nativas-na-zona-norte-de-sorocaba/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h39

Crianças plantarão 800 árvores nativas na Zona Norte de Sorocaba

 

 A ação ocorre para comemorar o Dia do Planeta Terra

Nesta quinta-feira (23), às 9h, será realizado o plantio de oitocentas árvores de espécies nativas numa área pública do Jardim Santa Esmeralda, localizada entre as ruas Ruy Afonso da Costa Nunes e Jurandyr Matheus Mercado, na Zona Norte de Sorocaba. A ação ambiental contará com a participação de 540 pessoas, entre alunos e funcionários da E.M. “Prof. José Carlos Florenzano” e da E.E. “Santa Esmeralda”, além da comunidade do bairro.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a iniciativa visa celebrar o Dia do Planeta Terra, lembrado nesta quarta-feira (22), e também faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana.

Na área pública, as crianças vão plantar mudas de cedro-rosa, copaíba, pau-formiga, mutambo, grumixama, jenipapo, sibipiruna, entre outras espécies. Com o plantio, as crianças poderão acompanhar o crescimento das mudas de árvores e observar seu desenvolvimento, como o aparecimento de flores, frutos e sementes.

De acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente, como a ação também envolve os professores e outros funcionários da escola municipal, o plantio também contemplará o Programa “A3P” (Agenda Ambiental na Administração Pública), voltado ao servidor municipal, que visa, entre outros, a sensibilização e capacitação dos funcionários quanto ao uso racional dos recursos.

 

Sobre a data

 

Em Sorocaba, o Dia do Planeta Terra faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme a lei municipal nº 8.812 de 15/07/2009. A comemoração é uma forma de chamar a atenção da população para a emergência de preservação dos recursos naturais e despertar a sociedade para a urgência do desafio da sustentabilidade do planeta.

A data foi instituída em 1970, quando o então senador norte-americano, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Na ocasião, mais de vinte milhões de pessoas nos Estados Unidos engajaram-se ao movimento. Desde 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se um evento internacional.