O objetivo é promover a recuperação da mata ciliar
Nesta quarta-feira (dia 25), a partir das 9h30, alunos de escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba e Votorantim farão o plantio de trezentas árvores de cerca de oitenta espécies nativas às margens do rio Sorocaba em áreas localizadas nestes dois municípios. A ação ambiental visa à recuperação da mata ciliar, que tem entre suas funções, proteger a erosão das margens do rio, controlar a temperatura do manancial e servir como refúgio da fauna.
A atividade realizada pelas Prefeituras de Sorocaba e Votorantim, por meio de suas Secretarias do Meio Ambiente (Sema), faz parte da programação especial em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, ambos celebrados no último domingo (dia 22).
Devido ao processo de ocupação do território paulista, boa parte da vegetação das margens dos rios foi destruída. “A recuperação da mata ciliar é uma ação ambiental prioritária, impactando diretamente na qualidade de vida da população de todos os municípios que compõem a bacia do rio Sorocaba”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente de Sorocaba.
As crianças que estudam no CEI-10 (Aparecidinha) farão o plantio de duzentas árvores na Avenida Reverendo José Manoel da Conceição, no bairro Protestantes, em Votorantim, próximo à sede da Concessionária Águas de Votorantim.
Já os alunos da rede municipal de Votorantim vão plantar cem árvores ao lado do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), em frente ao Poupatempo, inaugurado no último domingo.
Além do plantio, as crianças passarão por atividades de Educação Ambiental como oficina de plantio e um bate-papo sobre a importância da arborização. A atividade deve se encerrar às 11h.
Sobre o rio Sorocaba
Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando o leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.
É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento dentro dos limites do município de Votorantim, chamado de Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.