Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/criancas-plantaram-80-arvores-em-brigadeiro-tobias/
Acessado em: 21/01/2026 - 16h41

Crianças plantaram 80 árvores em Brigadeiro Tobias

Por: Secom

Brigadeiro Tobias, bairro localizado na Zona Leste de Sorocaba, está mais verde desde a manhã desta quarta-feira (6). Alunos da E.M. “Milton Leite de Oliveira” e do Colégio Objetivo plantaram 80 árvores numa área pública localizada ao lado da Casa do Cidadão. O espaço ganhou araçá, pitanga, aroeira-salsa, ipês, entre outras espécies nativas. Além do plantio, as crianças participaram de outras atividades de educação ambiental.

Realizada numa parceria entre Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Secretaria da Educação (Sedu), e a ONG alemã Plant-for-the-Planet, a ação socioambiental teve como intuito promover a arborização urbana, ampliando a área vegetal da cidade, além de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se ter árvores espalhadas por todo o município.

Para a secretária do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Karen Castelli, que foi até o local um pouco antes do início do plantio, mas não pode participar por outros compromissos assumidos anteriormente, ações como esta são muito significativas. “A parceria entre o poder público e as ONGs visando à recuperação de áreas públicas degradadas através de plantios é extremamente importante, principalmente quando envolve a comunidade. Neste caso, ainda houve a integração de alunos de escolas pública e particular da cidade, que é uma experiência incrível”, destacou.

As árvores, além de embelezarem a cidade, trazem inúmeros outros benefícios ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas. Um deles é o aumento da área de sombreamento e a estabilidade do microclima do município, proporcionando conforto térmico e bem-estar, aliviando assim os dias de temperaturas mais elevadas. A arborização ainda melhora a qualidade do ar, combate à poluição sonora, atrai a fauna local, além de ajudar no controle da erosão do solo e na proteção dos corpos d’água.

Como foi a ação socioambiental

Antes do plantio, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins falou sobre a importância de arborizar Sorocaba e realizou uma oficina de plantio com as crianças.

Gabriele Fernanda Carvalho dos Santos, de 10 anos de idade, estudante do 5º ano A da E.M. “Milton Leite de Oliveira” foi uma das participantes do evento. Ao lado de sua amiga Maria Eduarda Soarez Cuoco, também de 10 anos, ela plantou ao menos três mudas na área pública. “O mundo precisa de mais árvores. Quero plantar o máximo que puder e assim ajudar o meio ambiente”, afirmou.

Quem também participou da ação socioambiental foi Maria Júlia Manetta, de 12 anos, aluna do Colégio Objetivo. “Achei bem legal estar aqui hoje, poder ajudar a natureza, foi uma experiência muito boa”, contou. Esta não foi a primeira vez que plantou árvores, pois sua família possui um sítio em Inhayba, bairro próximo do local, e lá ela já teve a oportunidade de colaborar com a arborização da cidade.

Para a realização do plantio, a Sema cedeu as mudas, escolheu a área pública, além de providenciar toda a estrutura necessária para a ação, como a limpeza do terreno, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos. A atividade ainda contou com parceria do Objetivo Sorocaba e da REAUSo – Rede de Educação Ambiental Unesp Sorocaba, e apoio da Fundação Renova.

Já a ONG alemã realizou conversas e brincadeiras na E.M. “Milton Leite de Oliveira”, que ajudam a explicar o conceito de justiça climática. Além disso, as crianças também apresentaram projetos para implementar em suas escolas e comunidades.