O Parque das Laranjeiras, localizado na Zona Norte de Sorocaba, ganhou nesta terça-feira (dia 23) 200 árvores nativas em área pública localizada ao lado da Oficina do Saber do bairro. Quem pôs a mão na terra e ajudou a arborizar ainda mais a cidade foram 220 alunos da Oficina do Saber da Escola Municipal “Prof. Paulo Fernando Nóbrega Tortello”.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a ação teve como objetivo sensibilizar a comunidade por meio dos benefícios da arborização, como a regulação do microclima da região, melhoria da qualidade do ar, combate à poluição sonora, entre outros, fazendo a população participar diretamente dos plantios e da melhoria de sua própria qualidade de vida.
Para a ação, a Sema providenciou a estrutura necessária, como a limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos. A área pública ganhou exemplares de ipê-amarelo, pau-ferro, pitanga, sibipiruna, pau d’alho, aroeira salsa, entre outras. Todas as mudas foram produzidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto “Recomeçar – Plantando a Liberdade”, com a mão de obra de reeducandos do sistema prisional.
Como foi a ação
Antes do plantio, a equipe de Educação Ambiental falou com as crianças sobre a importância da arborização urbana e mostrou a elas como plantar uma árvore. Em seguida, divididas em duplas e trios, a garotada arregaçou as mangas e plantou diversos exemplares.
Vitória Albuquerque de Lima, 9 anos, moradora do Parque das Laranjeiras, participou da ação. “Nunca tinha plantado uma árvore antes, mas achei tudo muito simples”, garantiu. Ao seu lado, Giovana Mendes, 9 anos, que também mora no bairro, disse que gosta de mexer na terra e achou importante participar do plantio. “Eu adoro árvore, ela nos dá fruta, sombra para descansar e é bem bonita de se ver”, comentou.
O plantio social integrou as ações do Programa Arboriza Sorocaba, atendendo a uma segunda etapa do Plano Municipal de Arborização Urbana e visa ao plantio de um milhão de árvores até 2018, de forma contínua, com qualidade e com a participação ativa da sociedade sorocabana.