Crianças inauguraram espaço infantil acessível no Parque da Biquinha
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo (Unidade Centro) inaugurou na manhã desta terça-feira (19) um espaço acessível voltado ao público infantil no Parque da Biquinha, intitulado projeto “Direito de Brincar – Acessibilidade à Inclusão”. O evento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, que parabenizou as crianças pela iniciativa.
A iniciativa, que contou com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, teve como objetivo promover a consciência crítica nos alunos sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência, propiciando a eles experiências sociais a respeito do tema. As professoras responsáveis foram Camila F. Mendes e Mariana Pereira Lopes de Almeida.
“O projeto ‘Direito de Brincar – Acessibilidade à Inclusão’ partiu da necessidade dos alunos reconhecerem que as crianças têm necessidades diferentes e os mesmos direitos de brincar e saberem se ele é respeitado”, conta a professora Camila. Para isso, desde o primeiro semestre deste ano os alunos fizeram pesquisas e visitaram os parques da cidade. Já no segundo semestre eles colocaram a mão na massa e construíram três espaços adaptados no Parque da Biquinha: o jardim sensorial, o caminho sensorial e um painel sensorial.
Na inauguração, as crianças apresentaram ao secretário do Meio Ambiente cada espaço desenvolvido por elas. No Jardim Sensorial, por exemplo, foram criados ambientes com plantas e flores que aguçam os quatro sentidos: visão, paladar, o olfato e o tato. No caminho foram utilizados elementos, como pedras e grama sintética, para que as pessoas sintam diferentes texturas ao caminhar. Já o painel foi feito com objetos que as crianças trouxeram de casa para que as pessoas identifiquem cada um através das texturas.
Para a professora Mariana, desenvolver esse projeto com os alunos foi incrível. “Foi um trabalho realizado em equipe. As famílias, os funcionários da escola e a equipe do Parque da Biquinha se envolveram no projeto. Foi uma experiência incrível e como professora superou as minhas expectativas”, destacou. O espaço poderá ser conhecido pelo público pelo menos até o início do ano que vem.
Milene Mota Rino, mãe da Marina, de 8 anos de idade, uma das alunas que participou de todo o processo, compareceu ao evento. “Achei muito legal. Eles se envolveram, estudaram, pesquisaram, foram a diversas praças da cidade para observar a questão da acessibilidade. Abriu um novo olhar para todos nós”, enfatiza.
A inauguração do espaço também foi prestigiada pela coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), Sandra Mara de Moraes, e da representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPCD), Carolina Barisson Sodré, além de funcionários do Parque da Biquinha e pais de alunos.
O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações sobre o parque podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997.
Tags:meioambiente
