Crianças e jovens plantam 350 árvores no bairro Nova Esperança

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Mais de 400 crianças e adolescentes colocaram a mão na terra e participaram nesta terça-feira (dia 31) de um plantio de 350 árvores, em duas áreas públicas do Nova Esperança, na Zona Oeste de Sorocaba. Os espaços são utilizados frequentemente para descarte irregular de entulho. A ação ambiental contou com a participação de alunos da EM “Prof. Benedito José Nunes”, dos Centros de Educação Infantil “Elvira Nani Monteiro” (CEI-33) e “Prof.ª Yolanda Prestes Neder” (CEI-71), do Território Jovem Nova Esperança e da Pastoral do Menor.

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental integrou a programação da Semana Municipal do Lixo Zero, realizada em comemoração ao Dia Municipal do Lixo Zero (30 de maio), conforme institui a lei municipal nº 11.290/2016, e também comemorou o Dia da Mata Atlântica (27 de maio).

As áreas públicas ganharam árvores de espécies utilizadas para a recuperação de áreas verdes, que tradicionalmente são encontradas na Mata Atlântica, como o oiti, embaúba, manacá-da-serra, paineira-rosa, entre outras.

Marcos Brasil Gomes, 8 anos, frequenta diariamente a Pastoral do Menor do bairro e foi uma das crianças que participaram da ação. O garoto plantou um exemplar de jerivá e ficou satisfeito. “É bom ter árvore na cidade, ela dá ar puro para gente respirar”, afirma. Na sua casa, localizada no Jardim Itapemirim, ele plantou recentemente uma espécie frutífera no quintal. “Daqui a pouco vai nascer o primeiro mamão”, comentou orgulhoso.

Quem também ajudou no plantio foram as amigas Maria Eduarda dos Santos Camargo e Luana Ferreira da Silva, ambas de 5 anos de idade, que também participam de projeto social na Pastoral do Menor. Elas plantaram um ipê-rosa e uma paineira-rosa, e queriam plantar mais três mudas juntas. “Árvore é bom porque dá sombra pra gente”, resumiu Maria Eduarda.

Preparativos e outro projeto

Todos os exemplares utilizados no plantio foram produzidos pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto “Recomeçar – Plantando a Liberdade”, com a mão de obra de reeducandos do sistema prisional. Para a ação, a Sema fez a limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos.

O plantio também fez parte do Projeto “Arboriza Sorocaba”, que atende a uma segunda etapa do Plano Municipal de Arborização Urbana e visa ao plantio de 1 milhão de árvores até 2018, de forma contínua, com qualidade e com a participação ativa da sociedade sorocabana. De 2009 até o momento, o Governo Municipal plantou quase 600 mil exemplares arbóreos em áreas públicas e doou mais de 132 mil mudas para o plantio em quintais ou calçadas, totalizando mais de 700 mil árvores plantadas.

As áreas públicas que receberam o plantio estavam localizadas no final da Rua Paula Mayer Cattini e ao lado da EM “Prof. Benedito José Nunes”.

Tags:, ,