Crianças do CEI-30 plantam árvores e aprendem sobre arborização

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Os cerca de 150 alunos – com idades entre três e cinco anos – matriculados no CEI “Maria Pedroso Bellotti” (CEI-30) participaram nesta sexta-feira (dia 23) do plantio de nove árvores de espécies nativas, entre quaresmeira e pé-de-vaca, no gramado da escola. Além disso, eles puderam ouvir a história “Juca e a Árvore” e ganharam a pintura de uma árvore nas mãozinhas.

As atividades foram oferecidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a pedido da direção escolar do CEI-30, com o objetivo de tratar da importância da arborização urbana de uma maneira lúdica e divertida para que os pequenos retenham os ensinamentos passados na ação.

De acordo com Luiza Cristina Moreira, diretora da unidade, as mudas foram plantadas para fazer a compensação ambiental de três árvores comprometidas que foram cortadas após a análise de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente. Por isso, a escola adquiriu as mudas e fez os berços para o plantio. “Aproveitamos este momento para envolvê-los nesta questão e, daí, solicitamos a atividade de Educação Ambiental. Até o pai e o avô de um dos nossos alunos estão participando. Eles fizeram as cercas para as mudas”, explicou.

A turminha do Pré-II, da professora Eliane Arruda Arcelino, estava bastante empolgada com a presença da equipe da Secretaria do Meio Ambiente. Participativos e com muita disposição, eles ouviram atentamente o conto “Juca e a Árvore”, de autoria de Carolina Barisson, funcionária da Secretaria do Meio Ambiente, que aborda a relação de um menino com uma árvore. Cada criança ainda ganhou o desenho de uma árvore na mãozinha e, em seguida, todos ajudaram no plantio das mudas de árvores.

Rogério, de 5 anos, apesar da pouca idade já sabe os benefícios que uma árvore traz. “Moro ao lado de uma praça que tem árvores e eu gosto de brincar lá. Já plantei um morangueiro lá e até já comi a fruta”, comentou o garoto.

A garota Rebeca, de 6 anos, também participou das atividades e prestou atenção em todas as informações que foram passadas. “Eu amo árvore, com flor e fruto. Eu também já ajudei o meu pai a plantar uma árvore na pracinha em frente a minha casa. Todo dia, quando saio de casa, vejo ela lá, linda na minha frente, igual à árvore do Juca”, contou.

A equipe do CEI-30 vem tratando de várias formas a questão do meio ambiente. A unidade sofreu uma inundação com a forte chuva que atingiu Sorocaba em março deste ano, quando o córrego Itanguá transbordou. “A escola ficou inundada, a água chegou a um metro de altura. Fizemos uma reforma e não tivemos mais problemas”, contou a diretora.

Para aproveitar este fato, a professora Eliane conta que vem trabalhando com os alunos a questão, de forma a conscientizar as famílias sobre a importância de não jogar lixo nas vias e na importância dos córregos. Inclusive, na última quinta-feira (dia 22), alunos do curso de Geografia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) estiveram na escola para falar sobre a importância dos rios, córregos e nascentes com as crianças. “Queremos tirar esta imagem que eles têm de que o rio ou o córrego é um vilão. Pelo contrário, nós é que invadimos o espaço deles”, destacou a diretora.

O CEI-30 está localizado na rua Nelson Augusto Gomes, 49, no Jardim São Paulo.

Tags:, ,