Crianças aprendem sobre Tropeirismo em peça de teatro na Biblioteca Infantil
Por: Secult
Em torno de 30 crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre o Tropeirismo enquanto se divertiam com o espetáculo “Zorobe”, apresentado pelo grupo Nativos Terra Rasgada, na terça desta sexta-feira (31) na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A peça gratuita arrancou risadas e gritos de entusiasmo da garotada.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o espetáculo faz parte do projeto “Tropeirinho”, que tem o objetivo de contar para as crianças, de forma lúdica, a história do tropeirismo na região e ressaltar sua importância para todo o território brasileiro.
De acordo com o grupo Nativos Terra Rasgada, a ideia da criação da peça surgiu por causa de uma pesquisa de cultura popular que apontou o Tropeirismo como um tema de extrema importância para a história da cidade e da vontade de criar um espetáculo voltado ao público infantil, que pudesse ser apresentado em diversos lugares.
A peça narra a história de dois jumentos que saem do Rio Grande do Sul em busca do pai de Zorobe e tentam descobrir para onde vão as mulas saudáveis e fortes que desaparecem de suas famílias. No decorrer da história, diversas aventuras são vividas pelos dois jumentos que seguem rumo a “terra das maravilhas”, repleta de montes altos e águas cristalinas, onde pensam que encontrarão o pai de Zorobe. No caminho, a dupla desvela o trajeto dos tropeiros que comercializam as mulas para trabalhos de carga.
A peça é de autoria de Daiana Coelho e Ramon Ayres, com coordenação de montagem de Tom Ravazoli, e adaptação, concepção e atuação de Bruna Salatini, Tom Ravazoli e Rodrigo Zaneti.
Muito Mais por Sorocaba!
Tags:Cultura
