Crianças aprendem dobradura em curso de férias da BI
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
Papéis coloridos, lápis de cor para o destalhes e imaginação livre são as ferramentas que 40 crianças estão usando para dar vida aos trabalhos do “Curso de férias de dobradura” que acontece até a próxima sexta-feira (15) , na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A unidade pertence à Secretaria da Cultura (Secult) e a atividade é gratuita, com todo o material fornecido pela biblioteca.
Dividas em duas turmas, manhã e tarde, a criançada se diverte com as possibilidades infinitas dessa arte milenar. “Quero fazer um cachorro”, diz Davi Monteiro, de 6 anos.
O curso de dobradura é uma atividade permanente, sempre realizado às terças-feiras, mas nos meses de férias escolares ele ganha essa versão ampliada, com inscrição prévia. A professora Paula Cristina Minatogawa é especializada em arte-educação e é quem ministra as aulas. “As crianças se expressam nos trabalhos manuais. Apesar de ser o mesmo tema para todos, as dobraduras nunca saem iguais porque cada um imprime um pouco de sua personalidade”, explica.
As irmãs Katarina Pietro Arnaldo, de 9 anos, e Manuela Pietro Arnaldo, de 8 anos, já tinham feito alguma coisa de dobradura na escola e estavam entretidas tentando montar um sorvete, empolgadas para aprender a fazer coisas diferentes. “Eu acho muito legal mexer com papel colorido, quero fazer um monte de coisas”, afirma a pequena Manuela.
Quem perdeu a edição de férias do curso de dobradura poderá participar em agosto das edições que ocorrem às terças-feiras em dois períodos: manhã, das 9h às 10h30, e tarde das 14h às 15h30. Nesse caso não é necessário fazer inscrição antecipada. A Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” fica na rua da Penha, 673, no centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.
História:
O Japão é o país onde a arte de dobrar papéis (Origami) é mais difundida. O registro mais antigo sobre dobradura em papel está num poema de Ihara Saikaku datado de 1680, quando a palavra “orisue” (forma arcaica de traduzir Origami) foi utilizada.
Tags:Biblioteca Infantil, Cultura, dobradura
