Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/criado-nos-centros-esportivos-guilherme-gentil-visita-a-semes/
Acessado em: 14/01/2026 - 19h20

Criado nos centros esportivos, Guilherme Gentil visita a Semes

Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br

Em visita a Sorocaba, o jogador profissional de vôlei Guilherme Gentil esteve nesta quinta-feira (9) na Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), para conhecer as instalações e o atual secretário da pasta, Flávio Leandro Alves.

Na breve passagem, Guilherme aproveitou para contar sobre seus planos de desenvolver um projeto social na cidade, pois foi dessa maneira que acabou sendo revelado para o esporte e hoje atua por um grande clube da liga nacional, o Copel Telecom Maringá, ao lado do campeão olímpico Ricardinho.

Guilherme iniciou a sua trajetória no Centro Esportivo “Padre Pieroni”, no Jardim Simus, em uma das escolinhas de vôlei que a Prefeitura mantém, oferecendo formação integral às crianças e adolescentes, englobando os aspectos psicomotor e cognitivo. Na época, seu professor era o técnico de esporte José Renato Salia, servidor ainda em atividade na Semes, o qual teve, também, a oportunidade de rever durante a passagem pela divisão.

Com 10 anos de idade, o jogador foi apresentado ao esporte. A iniciação veio de uma forma lúdica, em que o principal objetivo era a socialização dos alunos, a formação básica do padrão motor dos movimentos e o desenvolvimento do interesse e prazer pela modalidade.

Aos 14 anos, Guilherme passou em uma “peneira” no extinto Banespa, em São Paulo, e teve seu início no esporte de alto rendimento. Lá, teve a oportunidade de jogar na seleção brasileira infantojuvenil, bem como na juvenil, no campeonato brasileiro de seleções e em superligas. Além da passagem por clubes brasileiros, atuou ainda em agremiações europeias.

Atualmente, joga na posição de líbero principal e considera a equipe em que atua como uma das melhores. “A expectativa no time é muito boa, pois é um clube que apresenta uma das melhores estruturas da Superliga. A cidade também é bem estruturada e a população respira voleibol. A adaptação foi bem rápida e me identifiquei com os torcedores e a cidade toda”, comenta Guilherme.

O atleta também vê a possibilidade de um dia retornar à cidade natal, Sorocaba. “Minha intenção sempre foi me manter no Brasil, onde temos um dos melhores campeonatos do mundo. E quem sabe num futuro próximo jogar na minha própria cidade, representando Sorocaba na Superliga e realizar um dos maiores sonhos da minha vida, que é o de desenvolver projetos sociais para crianças, como foi a minha origem”, conta.