Crespo entrega títulos de propriedade para quase 300 famílias
Por: Neide Barbosa
Em menos de um ano, 580 famílias foram beneficiadas pelo
programa de regularização fundiária
Em uma cerimônia presidida pelo prefeito José Crespo e cercada de emoção, 285 famílias das Zonas Norte e Oeste de Sorocaba receberam na noite desta segunda-feira (25), no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), as escrituras de seus imóveis, dentro do Programa de Interesse Social Casa Legal da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba (Sehab). O documento é o registro do imóvel lavrado em cartório, o que garante a posse definitiva de propriedade e passa, agora, a fazer parte do cadastro municipal.
Foram beneficiados moradores dos Núcleos Habitacionais Nova Esperança II e III (85), Baronesa I (42), Parque Vitória Régia III (14), Jardim São Marcos (27), Retiro São João (4), Jardim Ipiranga (1) e Júlio de Mesquita Filho (112), bairros que já contam com infraestrutura urbana com redes de água, esgoto, energia elétrica, transporte público, coleta de lixo, além de estarem equipados com serviços básicos de saúde e escolas no entorno.
A Regularização Fundiária é a garantia à propriedade, onde o cidadão passa a ter endereço, identidade, além de contribuir com o aumento da arrecadação do munícipio por meio de tributos imobiliários, que, após a transmissão os dados do titular do imóvel, será lançado no cadastro da prefeitura.
Com o documento em mãos, a dona de casa Lenir Faria dos Santos, que mora há vinte anos no Jardim Baronesa (na região do aeroporto de Sorocaba) era uma das mais emocionadas da noite. “Fiquei anos sonhando com essa escritura. Agora eu posso dizer que sou a dona do meu imóvel. Fico muito grata ao prefeito por ter permitido que esse documento fosse passado pra gente”, comemorou.
As escrituras foram a fase final de um trabalho que demandou visitas aos locais e levantamentos de dados de todas as famílias e imóveis, coordenado pelo secretário da Sehab, Fábio Camargo e uma equipe de 22 servidores. Durante a entrega das escrituras, o secretário destacou o trabalho de sua secretaria e agradeceu a confiança depositada por José Crespo. “Essa é uma noite muito especial, com certeza, não só para mim. Quero agradecer ao prefeito pela confiança em meu trabalho e lembrar a todos que agora vocês têm em mãos um documento que está valendo por todo o esforço que fizeram. É merecido”, pontou.
De acordo com Cinara Alves, da Divisão de Regularização Fundiária e Cadastro da Sehab, a regularização contribui para a inserção plena do cidadão na comunidade, explicando que “os títulos significam a segurança de um lar, já que muitas famílias estão no imóvel entre 20 e 30 anos, daí a necessidade que essas famílias também façam parte efetivamente dessa conquista”, explica Cinara.
Os vereadores que compõem a Comissão de Habitação da Câmara, Iara Bernardi (presidente), Wanderlei Diogo e Vitor Alexandre Rodrigues (Vitão do Cachorrão) também acompanharam a entrega dos documentos. Iara, a primeira a falar, falou da importância das escrituras para as quase 300 famílias. O mesmo foi compartilhado por Wanderley Diogo e Vitão que lembraram também, assim como Iara, do trabalho que a Câmara faz aprovando leis que beneficiam a população, como é o caso das escrituras que estão embasadas nas Leis Municipais 8.451/2008 e 9.780/2011.
Desde que assumiu o governo no ano passado, o prefeito José Crespo já registrou a entrega de 800 escrituras em vários bairros de Sorocaba, beneficiando pessoas que moram há décadas no mesmo imóvel, mas nunca haviam obtido a escritura definitiva. José Crespo lembrou que “essa é, sem dúvida, uma das maiores missões que eu tenho como prefeito, o de repassar às mãos de cada uma dessas famílias o documento definitivo de seus imóveis. Podem apostar que não são só vocês que estão felizes esta noite”, disse o prefeito que entregou o título ao primeiro proprietário da noite, a dona Lenir Faria dos Santos. Crespo também destacou o trabalho do secretário da Habitação, Fábio Camargo e da equipe que trabalhou para providenciar todos os documentos.
Lembrando que as pessoas que não conseguiram pegar a escritura nesta segunda-feira podem se dirigir à unidade da Sehab à avenida Afonso Vergueiro, 1.238, próximo ao Terminal Santo Antonio (centro).
Vale destacar que a dupla Diamantino e Márcio Nunes, acompanhados por Thiago e Márcio abrilhantaram o evento com um show sertanejo.
Também estiveram presentes ao evento os secretários Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos); Osmar Thibes (Recursos Humanos), Suélei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular). Outros secretários foram representados: Cíntia de Almeida por Necyr Xavier; Flávio Chaves por Alcides Miranda; Alexandre Robin por Folguy Garcia e Jeferson Gonzaga por Luiz Ricardo.
Fotos: Gilberg Antunes
