“Creche Polo” atende a uma média de 18 crianças e pais elogiam serviço

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), montou uma estrutura, com pessoal especializado, para receber as crianças nessas férias escolares cujos pais não tiveram descanso do trabalho e nem parentes próximos com quem deixar os menores. Inicialmente com 40 inscritos, a unidade da “Creche Polo” que está funcionando no Centro de Educação Infantil “Jorge Luís Prestes Del Cistia” (CEI-86), ao lado do Terminal Santo Antônio, recebeu mais três confirmações de deferimento de inscrição. Entretanto, desde que iniciou o atendimento, na última quarta-feira (13), uma média de 18 crianças têm comparecido; foram 14 no primeiro dia, 22 no segundo e 20 nesta sexta-feira (15). A “Creche Polo” funcionará até o dia 29 de janeiro.

Segundo o secretário de Educação, Flaviano Agostinho de Lima, montar toda a estrutura da unidade, convocar servidores para o atendimento da demanda manifestada exigiu grande esforço da pasta. “Lamentamos que algumas crianças não possam aproveitar o período de férias com seus familiares, que seria o ideal, o melhor para a criança. Mas, entendemos o caso daquelas famílias que não tiveram alternativa”, disse o secretário.

O funcionamento da “Creche Polo” ao lado do terminal de ônibus agradou aos familiares, justamente pela localização facilitadora da rotina de levar e buscar as crianças. Doze famílias que necessitaram de ajuda para custear as passagens de ônibus, foram atendidas pela Sedu com o vale transporte.

A integração rápida da equipe e das crianças, era a maior preocupação da diretora, Roseli Garcia, já que os 22 funcionários e as crianças vieram de escolas diferentes da cidade. ”Tínhamos a preocupação de fazer um rápido processo de adaptação, mas tudo superou nossas expectativas. Tanto a equipe, quanto as crianças estão bem entrosadas”, comemorou Roseli.

A auxiliar de educação Michele Pires de Oliveira, que trabalha normalmente no CEI-70, no bairro Nova Sorocaba, também estava satisfeita com a integração: ”É uma oportunidade de trocar experiência com profissionais diferentes”, disse.

A pequena Natália, de 3 anos, saiu mandando beijos pros funcionários. A bisavó, Jaira Antônia Martins, comentou que a menina está gostando da nova rotina. “Pensamos que ela ia estranhar o prédio diferente, os professores e as crianças que não conhecia, mas ela gostou de tudo, chegou feliz em casa ontem e hoje parece estar bem contente também”, comentou.

A vendedora Daiane Dearo, chegou apressada para pegar o filho Augusto, de 3 anos, e elogiou o atendimento prestado: “Eu não tenho nenhuma crítica a fazer à educação infantil de Sorocaba. Para mim, sempre foi de qualidade e não está sendo diferente na Creche Polo”, disse.

Além da diretora, a estrutura montada para o funcionamento da “Creche Polo” conta com oito auxiliares de educação infantil, três professores, uma auxiliar administrativo, três merendeiras, uma lactarista e cinco pessoas para os serviços de limpeza.

Tags:,