Com o objetivo de aprimorar ainda mais o serviço da assistência social no atendimento de famílias que sofreram algum tipo de violação de direitos, a Prefeitura de Sorocaba inaugura nesta sexta-feira (14), às 15h30, mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no município. O novo equipamento está localizado na Rua Treze de Maio, 95, no Centro.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Creas oferta serviços de proteção social especial de média complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O serviço é voltado às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como em caso de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras.
Sorocaba tem atualmente um Creas no bairro Santa Terezinha e outro na Vila Progresso. “O objetivo deste governo municipal é de implantar três unidades até o final de 2016 e, felizmente, já conseguimos atingir esta meta, graças ao empenho e dedicação da minha equipe”, destaca Edith Maria Di Giorgi, vice-prefeita e secretária do Desenvolvimento Social.
O trabalho no Creas busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
De acordo a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social já está funcionando desde o dia 3 de novembro e conta com 5 técnicos de nível superior, sendo uma técnica de referência, 2 assistentes sociais e 2 psicólogas; além de 6 técnicos de nível médio: 4 agentes sociais e 2 auxiliares administrativos. A unidade atenderá 5 mil famílias da Região Sul e Leste da cidade e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.