O Centro de Referência em Educação (CRE) realizou nesta terça-feira (19), o ‘Encontro de Saúde Vocal’ para mediadores de leitura. O evento promovido pela Secretaria da Educação (Sedu) que aconteceu às 8h e às 13h30, com duração de duas horas, atendeu os professores que atuam como mediadores de leitura na Educação Infantil pelo projeto ‘Leitura na primeira infância’.
A fonoaudióloga e membro da equipe multidisciplinar da Divisão de Educação Especial (DEE), da Sedu, Cleiva Flamia Diniz Vera, explica sobre as orientações aplicadas na formação. “O objetivo do encontro foi de promover saúde vocal e prevenção das disfonias com orientações sobre higiene vocal e treinamento com relaxamento, exercícios para adequação do tipo e modo respiratório. Também foi abordada a coordenação entre a respiração e articulação, que englobam o aquecimento e desaquecimento vocal”, disse.
A iniciativa partiu da professora e coordenadora do programa ‘Leitura na primeira Infância’, Soraia Uno. “Considerando que a voz é um importante instrumento de trabalho dos professores, é necessário dar uma atenção especial para o bom uso durante as atividades leitura”, destaca.
O encontro teve dois momentos: teórico e prático para estabelecer novos comportamentos vocais saudáveis diariamente. “As dicas de ouro de uma boa voz foram os cuidados em relação aos ajustes no ambiente, o uso de microfone, a percepção de sua voz naquele momento, cuidados com o sono, hidratação e intercalar momentos de voz com sons e pessoas durante a leitura da história”, disse a fonoaudióloga Cleiva. “Atualmente os docentes estão mais conscientes sobre os cuidados e utilização da voz e a importância de buscar o diagnóstico para tratamentos precoces”, completa.
A gestora de desenvolvimento educacional responsável pelo programa, Leila Regina Chinelatto, ressalta a importância desta formação. “Esta ação é fundamental para a integração dos professores. A inciativa compõe uma série de formações que subsidiará o trabalho de leitura com as crianças”, disse a gestora.
O secretário da Educação, André J. Gomes, fala sobre o empenho da Secretaria da Educação em fortalecer os programas de leitura na rede de ensino. “A nossa equipe não mede esforços para fomentar a atividade desde o berçário. Nossa intenção é que Sorocaba seja conhecida como a cidade da leitura”, conclui.
Muito mais por Sorocaba!