CRAS reformados já foram entregues
Por: Carolina Moreira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Unidades de Aparecidinha e Nova Esperança receberam pintura e melhorias
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), concluiu as reformas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Aparecidinha e Jardim Nova Esperança, nos dias 17 e 21 deste mês, respectivamente. Por isso mesmo, o atendimento à população voltou a ser feito nas unidades.
De um total de oito em funcionamento, duas ainda passam por reformas: Brigadeiro Tobias e Vila Helena. Os espaços recebem os serviços de troca de esquadrias de ferro e madeira; melhoria dos forros e telhados, substituição de pisos externos e internos, além de pintura e manutenção nas redes hidráulica e elétrica.
O prazo de entrega é de 180 dias com garantia de cinco anos contra defeitos que comprometam a qualidade, durabilidade e segurança dos usuários das unidades do Cras.
Houve uma economia de 13,16% aos cofres públicos. O valor inicial na abertura da licitação para realização do serviço nos quatro locais era de R$ 707.466,27 e o menor valor apresentado foi de R$ 612.885,09.
Atendimento
Por conta das reformas, o atendimento à população está sendo realizado em outros locais de fácil acesso. O Cras de Brigadeiro Tobias está funcionando temporariamente no Sabe Tudo do bairro, enquanto o da Vila Helena opera no prédio do Território Jovem do Jardim Maria Eugênia. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 17h.
O Cras
O Cras é um instrumento de defesa de direitos da população e funciona como uma porta de entrada do cidadão para todos os benefícios, sejam eles federal – como o Bolsa Família –, estadual ou municipal. Outro serviço é a verificação de outras necessidades das famílias em situação de alta vulnerabilidade social, como na área da saúde, educação ou habitação.
Cabe a cada unidade fazer o encaminhamento dos seus assistidos à rede socioassistencial, formada pela própria estrutura pública e pelas entidades que têm convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Sorocaba conta atualmente com dez Cras: Ana Paula Eleutério, Central, Parque São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena.
Tags:Cras, desenvolvimentosocial, Obras
